EUA realizaram bombardeio na Nigéria; entenda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou a rede social Truth Social, na noite desta quinta-feira (25), feriado de Natal, para divulgar que realizou um ataque contra o Estado Islâmico, o Isis, na Nigéria.

“Esta noite, sob minhas ordens como Comandante-em-Chefe, os Estados Unidos lançaram um ataque poderoso e mortal contra a escória terrorista do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria, que tem atacado e assassinado brutalmente, principalmente, cristãos inocentes, em níveis nunca vistos há muitos anos, até mesmo séculos!”, escreveu.

“Sob minha liderança, nosso país não permitirá que o terrorismo islâmico radical prospere. Que Deus abençoe nossas Forças Armadas e um feliz natal a todos, incluindo os terroristas mortos, que serão muito mais se o massacre de cristãos continuar”, concluiu o presidente norte-americano.

No comunicado, Trump ainda afirmou que havia alertado os terroristas anteriormente, e que os massacres contra cristãos renderiam “consequências terríveis”.

EUA já haviam atacado na Síria

Na sexta-feira (19), o governo dos EUA já haviam realizado um ataque contra o Isis, na Síria. Na oportunidade, a ação foi comunicada pelo Secretário de Defesa, Pete Hegseth.

“Isto não é o início de uma guerra — é uma declaração de vingança. Os Estados Unidos da América, sob a liderança do presidente Trump, jamais hesitarão e jamais cederão na defesa do nosso povo”, disse Hegseth, na semana passada.

Leia mais:

  • Em mensagem de Natal, Trump tem fala polêmica e revolta adversários
  • Lula usa discurso de Natal para reforçar economia, segurança e programas sociais antes do ano eleitoral
  • ‘Vou morrer’: ex-senador dos EUA anuncia diagnóstico de câncer terminal