Olhar Digital > Pro > Dona do TikTok lança assistente de voz com IA em smartphone chinês

Nova ferramenta promete rivalizar com os sistemas de Huawei e Xiaomi — o primeiro aparelho com a tecnologia já está em pré-venda

Gigante chinesa por trás do TikTok inicia investimento no ramo de inteligência artificial (Imagem: rafapress / Shutterstock)

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Inteligência artificial

Tudo sobre Inteligência Artificial

Nesta segunda-feira (1), a ByteDance, dona do TikTok, anunciou o lançamento de um assistente de voz inteligente, desenvolvido a partir de seu modelo de linguagem Doubao, que será incorporado inicialmente a um smartphone da ZTE.

O novo assistente de voz permitirá ao usuário realizar tarefas como buscar conteúdo ou comprar ingressos apenas com comandos de voz. Segundo a ByteDance, o recurso será compatível inicialmente com o smartphone conceito Nubia M153, da ZTE — um protótipo que custa 3.499 yuan (aproximadamente R$ 2.645) e já está disponível, à princípio, no mercado chinês em pré-venda com quantidade limitada.

Leia mais:

Fachada da ByteDance
A ideia é expandir o serviço para dispositivos de outras marcas (Imagem: Tang Yan Song/Shutterstock)

Competição e busca por parcerias 

Em comunicado, a Byte Dance deixou claro que não pretende fabricar seus próprios aparelhos. A meta é firmar parcerias com vários fabricantes para expandir o assistente a outros modelos.

Com essa investida, a ByteDance passa a competir diretamente com os recursos de IA embarcada presentes em aparelhos da Huawei e Xiaomi.

Vale destacar também, que até o momento, o sistema de inteligência da Apple ainda não foi liberado na China — embora haja negociações com a Alibaba para levar funções similares de IA aos iPhones no país.

ZTE
Empresa de telecomunicação teve uma valorização significativa após o anúncio
(Imagem: viewimage/Shutterstock)

Repercussão no mercado

O anúncio da novidade, impulsionado por informações sobre o novo dispositivo e os contratos recentes de 5G da empresa no Vietnã, teve um ótimo impacto sobre as ações da ZTE: nesta segunda-feira, elas subiram cerca de 10%, alcançando seu maior valor desde 29 de outubro. 

Além disso, a ByteDance chega ao mercado de assistentes de voz com importantes credenciais: o Doubao já soma 159 milhões de usuários ativos por mês — bem à frente de concorrentes como Yuanbao, da Tencent, e DeepSeek, as quais segundo o monitoramento realizado pela IA Aicpb.com, têm 73 milhões e 72 milhões de usuários, respectivamente.

Matheus Chaves

Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves no LinkedIn

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.