O diretor iraniano Jafar Panahi, que em maio venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes por Foi Apenas um Acidente, foi preso nesta segunda-feira (1º/12) no Irã. O filme chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (4/12).
Segundo o advogado do cineasta à AFP, ele foi condenado a 1 ano e dois meses de prisão por “atividades de propaganda contra a nação”.
Panahi, que tem direito de recorrer, também estaria sendo proibido de sair do país devido ao processo judicial. A decisão ocorre em meio ao favoritismo do filme do diretor, que satiriza as autoridades iranianas, na corrida ao Oscar em 2026.
Leia também
1 de 4
Foi Apenas Um Acidente, Filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2025
Divulgação
2 de 4
Jafar Panahi
Rocco Spaziani/Archivio Spaziani/Mondadori Portfolio via Getty Images
3 de 4
Jafar Panahi e Martin Scorcese
Dominik Bindl/Getty Images for FLC
4 de 4
ROME, ITALY – OCTOBER 22: Jafar Panahi attends the “Yek Tasadof-E Sade (It Was Just An Accident)” photocall during the 20th Rome Film Festival at Auditorium Parco Della Musica on October 22, 2025 in Rome, Italy. (Photo by Daniele Venturelli/WireImage)
Daniele Venturelli/WireImage
Além de ser premiado no mesmo festival que deu dois prêmios a O Agente Secreto, Foi Apenas um Acidente, que é uma coprodução francesa, foi escolhido pelo país para representá-lo na disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2026.
Nos últimos meses, Panahi participou de uma série de mostras e festivais de cinema ao redor do mundo para divulgar o filme, como a Mostra de São Paulo em outubro. A sentença, portanto, pode apresentar uma ameaça real para que o cineasta não continue ativamente na campanha para divulgação do filme internacionalmente.
Histórico de prisões
Esta, no entanto, não é a primeira prisão do diretor. Ele foi preso outras duas vezes por participar de protestos contra as autoridades iranianas. Panahi inclusive foi condenado em 2010 a 6 anos de prisão e proibido judicialmente de fazer filmes por duas décadas.
Mesmo com a proibição, ele dirigiu em 2011 o documentário caseiro Isto Não é um Filme, divulgado através de amigos cineastas pela Europa. Ele também lançou em 2015, o documentário Táxi Teerã, em que filma conversas com passageiros enquanto trabalhava como taxista na capital iraniana.
Em 2022, Panahi ficou detido por sete meses após ser preso durante um protesto em que participaram outros diversos cineastas. O tempo na prisão, que chegou ao fim após uma greve de fome do diretor, seria a base para o roteiro de Foi Apenas um Acidente.

