Em 2026, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) irá organizar um leilão eletrônico de sucata, com o objetivo de dar destinação final a um grande volume de material acumulado nos pátios públicos de Cruzeiro do Sul. O leilão, agendado para o dia 19 de janeiro, começará às 10h e será realizado exclusivamente pela internet.

O objetivo principal do leilão é desocupar os pátios públicos e reduzir riscos à saúde pública/ Foto: Ascom/Detran
A venda envolverá mais de 35 toneladas de ferro provenientes de 128 veículos abandonados e considerados irrecuperáveis. Segundo informações publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 29, o material será leiloado em lote único, com um valor mínimo estipulado com base no peso da sucata. O preço inicial será de R$ 0,40 por quilo, o que resulta em um lance mínimo de aproximadamente R$ 15 mil.
Desses 35 toneladas, cerca de 33,7 toneladas são compostas por motonetas, motocicletas e automóveis inteiros, enquanto o restante, 1,5 tonelada, corresponde a peças metálicas diversas, retiradas de veículos desmontados.
O objetivo principal do leilão é desocupar os pátios públicos e reduzir riscos à saúde pública, como a proliferação de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, e a presença de roedores. Vale destacar que todos os veículos e materiais incluídos no leilão estão retidos há mais de 60 dias sem qualquer manifestação por parte dos proprietários.
A participação será permitida apenas para empresas devidamente registradas nos setores de siderurgia, fundição ou reciclagem. Entre os dias 14 e 16 de janeiro, as empresas interessadas poderão realizar visitas técnicas ao pátio para avaliar visualmente o material disponível.
Após o leilão, a empresa vencedora será responsável por todas as fases de descontaminação, descaracterização e trituramento da sucata, garantindo que nenhuma peça ou veículo seja reaproveitado para circulação. Todo o ferro será destinado exclusivamente à indústria siderúrgica.