Uma operação conjunta das Forças de Segurança do Distrito Federal resultou no recolhimento antecipado de 12 detentos que haviam sido beneficiados com a saída temporária de Natal. A ação foi coordenada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) e ocorreu na última terça-feira (23), com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das regras impostas aos presos liberados para passar as festas com familiares.
Ao todo, 1.689 detentos receberam autorização para o chamado “saidão”, concedida na segunda-feira (22) pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Do total de beneficiados, 61 são mulheres. Todos os presos devem retornar às unidades prisionais até esta sexta-feira (26), no horário limite estabelecido.
De acordo com o Judiciário, o benefício é destinado a pessoas que cumprem pena em regime semiaberto e permite a saída sem vigilância direta para visita à família, estudo externo ou outras atividades voltadas à reintegração social. Durante o período fora do presídio, os detentos devem manter bom comportamento, não podem frequentar bares ou boates, cometer faltas disciplinares graves ou qualquer tipo de crime, além de respeitar o retorno ao endereço informado até as 18h.
A fiscalização mobilizou cerca de 120 policiais e agentes das forças de segurança do DF. Durante as abordagens, 12 detentos foram flagrados descumprindo as condições impostas pela Justiça e acabaram reconduzidos ao sistema prisional antes do prazo final. A Seape-DF não informou quais regras específicas foram violadas. O caso reforça o monitoramento rigoroso adotado durante o período da saída temporária.
