Juruá Informativo

Descubra 8 animes para ver com crianças pequenas

Descubra 8 animes para ver com crianças pequenas

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Quando alguém pensa em animes, muitas vezes as primeiras obras que vêm à mente são séries de batalhas intensas com longos arcos, como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Naruto e One Piece.

No entanto, o universo dos animes é muito mais amplo e inclui diversas produções leves, divertidas e até educativas, perfeitas para assistir com crianças pequenas.

A seguir, reunimos títulos que podem ser vistos em família e que ajudam a introduzir o público infantil ao mundo da animação japonesa de forma segura e divertida.

8 animes para ver com crianças pequenas

Time Patrol Bon (2024)

Time Patrol Bon
Time Patrol Bon (2024) / Crédito: Netflix

Uma produção original Netflix, o anime “Time Patrol Bon” é uma nova adaptação da obra criada por Fujiko F. Fujio, um dos mangakás da lendária dupla Fujiko Fujio, de obras como “Doraemon”.

A trama segue um adolescente que passa a integrar uma equipe de agentes do tempo encarregada de salvar pessoas em momentos históricos decisivos. Além de cheio de aventura, o anime tem uma pegada educativa, com diversos momentos da história sendo retratados.

Bananya (2016)

Bananya (2016) / Crédito: Crunchyroll

Com episódios curtos de 3 minutos e uma premissa inusitada, “Bananya” traz aquele tipo de ideia maluca e meiga que você só veria em um anime.

A série consiste basicamente em gatos que vivem dentro de bananas, e o protagonista é Bananya. Com muito humor bobo e estilo kawaii, esse desenho conquista facilmente os pequenos e ainda diverte adultos.

Super Onze (2008)

Super Onze (2008) / Crédito: Amazon Prime Video

Uma espécie de “Supercampeões” mais maluca e infantil, “Super Onze” é um desenho de futebol fantasioso. A origem desse anime não vem de um mangá, como costuma acontecer, mas de uma série de jogos desenvolvida pela Level-5.

O anime gira em torno de um time escolar de futebol capitaneado pelo goleiro Endou. É claro que você pode esperar técnicas especiais alucinantes durante as partidas, como chutes de fogo e até poderes alienígenas.

Sonic X (2003)

Sonic X (2003) / Crédito: Prime Video

Baseado na lendária franquia de jogos da Sega, “Sonic X” oferece uma trama simples para crianças, mas recheada de aventuras próximas ao que vemos nos games.

Na história, Sonic e sua turma são transportados para a Terra. O ouriço azul acaba fazendo amizade com um garoto humano, enquanto enfrenta Robotnik e tenta reencontrar seus amigos.

Leia mais

Pokémon, a Série: Sol e Lua (2016)

Pokémon, a Série: Sol e Lua (2016) / Crédito: Globoplay

Esta temporada da série animada baseada na icônica franquia Pokémon foi um divisor de águas.

“Pokémon, a Série: Sol e Lua” apresenta um estilo visual e uma pegada muito mais infantil. Ainda assim, o desenho traz batalhas eletrizantes e muitos momentos emocionantes. O anime segue Ash e Pikachu enquanto viajam pela região de Alola.

Digimon Adventure (1999)

Digimon Adventure (1999) / Crédito: Toei Animation (divulgação)

Se “Super Onze” e “Pokémon” foram baseados em uma série de jogos, o nostálgico “Digimon Adventure” nasceu dos bichinhos virtuais.

Anime que marcou a infância dos millennials, “Digimon Adventure” funciona para todas as idades. Além de entregar ação, aventura e transformações maneiras, o desenho não abre mão da densidade dramática e do desenvolvimento dos personagens.

O anime acompanha um grupo de crianças que vai parar em um mundo digital. Cada uma recebe um companheiro digimon, criaturas com poderes e evoluções incríveis.

Anne Shirley (2025)

Anne Shirley (2025) / Crédito: Crunchyroll

Este é o mais recente anime baseado no romance Anne de Green Gables, da escritora L. M. Montgomery. A obra já tinha uma adaptação clássica, dirigida pelo lendário Isao Takahata, do Studio Ghibli.

A história acompanha Anne, uma garota órfã adotada por engano pelos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, que esperavam receber um menino para ajudar nos afazeres da fazenda. 

No entanto, a personalidade única da menina, extremamente imaginativa, tagarela e sensível, conquista os Cuthbert, que a deixam ficar.

Little Witch Academia (2017)

Little Witch Academia / Crédito: Netflix (divulgação)

Produzido pelo estúdio Trigger, a franquia “Little Witch Academia” começou com dois curtas antes de se tornar uma série de TV.

A trama segue Akko, uma garota determinada que entra em uma escola de bruxas. Após encontrar um misterioso cajado mágico, ela embarca em uma jornada para ativar seu poder.

Sair da versão mobile