Como usar o celular e o notebook do jeito certo? Veja 5 dicas para melhorar sua postura

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Uma coisa é certa, a gente vive grudado no celular e no notebook, seja para estudar, trabalhar, maratonar séries ou simplesmente rolar o feed sem pensar muito. Só que, enquanto a tecnologia evolui, o nosso corpo continua sendo… bom, um corpo humano. E ele sente quando a gente exagera. Dor no pescoço, ombros travados, coluna reclamando e até aquela sensação de “cabeça pesada” podem ser sinais de que a sua postura não está acompanhando o ritmo do seu dia a dia digital.

Por isso, entender como usar os dispositivos do jeito certo é essencial para evitar problemas agora e no futuro. Afinal, ninguém quer desenvolver o famoso “pescoço de texto” ou viver com dores que poderiam ser evitadas com ajustes simples. Então, se você quer continuar conectado sem prejudicar sua saúde, vem comigo e confira as dicas a seguir.

Leia mais

O que é ergonomia digital e por que ela importa

A ergonomia digital é o conjunto de práticas que ajudam o corpo a se adaptar melhor ao uso de dispositivos eletrônicos. Em outras palavras, é o jeito certo de usar celular, notebook, tablet e tudo o que faz parte da nossa rotina online. Dessa forma, quando ignoramos essas orientações, o corpo cobra, e rápido.

No curto prazo, aparecem dores musculares, cansaço visual e tensão nos ombros. Já no longo prazo, podem surgir problemas mais sérios, como alterações na coluna, tendinites e o já conhecido pescoço de texto”, causado por longos períodos olhando para baixo. Geralmente, porque estamos lendo ou digitando.

Mulher jovem sentindo dor no pescoço ao acordar
Mulher jovem sentindo dor no pescoço ao acordar / Crédito: fizkes – Shutterstock (divulgação)

A boa notícia é que pequenas mudanças fazem uma diferença enorme. Ajustar a altura da tela, apoiar melhor os braços e até prestar atenção na forma como você segura o celular já ajuda a reduzir o impacto no corpo. A seguir, veja cinco dicas práticas para melhorar sua postura e usar seus dispositivos com mais conforto.

1. Mantenha o celular na altura dos olhos

Quando você olha para baixo por muito tempo, a cabeça pesa mais sobre a coluna cervical, aumentando a tensão no pescoço. Dessa forma, levantar o celular até a altura dos olhos diminui essa pressão e evita dores ao final do dia.

2. Ajuste a tela do notebook

Para melhorar a postura durante o uso do notebook, você precisa, antes de mais nada, fazer os ajustes ideais. Sendo assim, a tela deve ficar na altura dos olhos ou levemente abaixo. Isso evita que você incline o pescoço para frente. Se precisar, use um suporte ou improvise com livros, o importante é manter a coluna alinhada.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) valida exatamente essa informação ao afirmar que o monitor deve ficar ligeiramente abaixo da linha dos olhos, entre 15 e 20 graus, para evitar tensão no pescoço.

mulher sentada no sofá com as mão no pescoço, sugerindo dor em sua expressão facial. Em sua frente há uma mesa de centro com notebook.
Trabalhar com notebook em ambientes inadequados aumentam as chances de dores no pescoço/Imagem: fizkes/Shutterstock

3. Use apoio para os braços

Outra dica de postura para melhorar ao usar o celular, é prestar atenção aos seus braços. Afinal, ao digitar ou segurar o celular, os ombros tendem a subir sem você perceber. Então, apoiar os braços ajuda a relaxar a musculatura e reduz a tensão acumulada.

Esse ponto foi citado pelo ortopedista Dr. Sérgio R. Costa, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em entrevista à CNN Brasil. O especialista afirmou que os antebraços devem sempre estar apoiados na mesa ou nos braços da cadeira, já que digitar com os braços suspensos sobrecarrega ombros e pescoço, aumentando a tensão muscular ao longo do dia.

4. Faça pausas regulares

Mesmo com a postura perfeita, ficar muito tempo na mesma posição faz mal. Então, levante-se, alongue o pescoço, movimente os ombros e descanse os olhos. Além disso, faça pausas curtas a cada 40 minutos, isso já faz toda a diferença.

Em suas análises sobre produtividade, Cal Newport, autor de “Deep Work”, obra que aborda como manter o foco em meio às distrações, destaca que fazer pausas regulares é essencial para qualquer profissional.

mulher irritada olhando para a tela do celular
Inclinar a cabeça para baixo durante o uso do celular contribui para dores no pescoço(Imagem: fizkes / Shutterstock.com)

5. Evite usar o notebook no colo

Eu sei, esse é um vício bem comum, principalmente para quem está no regime home office. No entanto, apesar de prático, usar o notebook no colo força a curvatura da coluna e deixa a tela muito baixa. Dessa forma, sempre que possível, trabalhe em uma superfície firme e ajustada à sua altura.