Um homem apontado como chefe da facção carioca Terceiro Comando Puro (TCP) foi preso em flagrante nesta terça-feira (9) por suspeita de ordenar o incêndio de um barco em Itarema, no Litoral Oeste do Ceará. O crime ocorreu na madrugada da última segunda-feira (8) e fez parte de uma onda de extorsões que, segundo investigações, passou a atingir proprietários de embarcações da região.
Identificado como Jorginaldo Ribeiro Félix, conhecido como “Bobica”, 28 anos, o suspeito foi capturado em uma operação integrada das polícias Civil (PCCE) e Militar do Ceará (PMCE) no bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), ele é uma das lideranças do TCP e teria sido responsável por iniciar um esquema de cobrança de “mensalidades” a donos de barcos atracados em Itarema.
“Logo após o registro do fato, as equipes das Forças de Segurança do Ceará iniciaram diligências ininterruptas para apurar a ocorrência”, afirmou a SSPDS em nota. A captura foi feita rapidamente, com base em ações de inteligência, e revelou que Bobica já possuía antecedentes por porte ilegal de arma de fogo e receptação. Ele foi encaminhado para uma unidade da Polícia Civil na Capital.
Na delegacia, o suspeito foi autuado por integrar organização criminosa, incêndio e extorsão. A SSPDS também informou que outros três envolvidos no ataque foram presos: dois em Itarema e um na Barra do Ceará, em Fortaleza. O trio recebeu as mesmas autuações.
O barco incendiado, avaliado em mais de R$ 1 milhão, foi destruído após o proprietário se recusar a pagar a taxa imposta pela facção, segundo apurou a reportagem. A cobrança teria começado no último mês e também incluiu uma proibição criminosa à pesca de lagosta até abril do próximo ano — período que coincide com o defeso regulamentado oficialmente pelas autoridades ambientais.
As investigações continuam para identificar outros integrantes do esquema e impedir novos ataques na região.
Leia mais:
- Polícia encontra assassino após 5 anos; cometeu crime com requintes de crueldade
- Assassinato macabro: homem mata esposa a golpes de machado e ajuda polícia a encontrar ossada
- Homem tem casa invadida e é morto por membros de facção rival
