Juruá Informativo

Após anunciar pré-candidatura, Flávio Bolsonaro pede mobilização por anistia

Um dia após ter sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto oficializada pelo PL, o senador Flávio Bolsonaro (RJ) voltou a cobrar celeridade na análise do projeto de anistia que está parado na Câmara dos Deputados. Em vídeo e publicações divulgadas neste sábado (6), o parlamentar afirmou que seu “primeiro gesto” como nome escolhido pela direita será pedir que todas as lideranças que se opõem ao governo Lula trabalhem para aprovar o texto ainda neste ano.

Edilson Rodrigues/ Agência Senado

A proposta, contudo, está longe de consenso. O projeto deixou de avançar depois que divergências surgiram entre os próprios apoiadores da anistia. O impasse se aprofundou quando a relatoria passou para o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que rebatizou a proposta como “PL da Dosimetria”, alterando pontos sensíveis e dividindo novamente a base favorável ao texto. Desde então, a tramitação segue travada.

Mesmo diante do cenário de entraves internos, Flávio defendeu união e rapidez. “Temos só duas semanas, vamos unir a direita!”, afirmou, ao publicar uma foto ao lado do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e dos irmãos.

A escolha de Flávio como pré-candidato do PL ocorreu na sexta-feira (5), após aval direto de Jair Bolsonaro. O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, confirmou que a decisão partiu do ex-chefe do Executivo. Poucas horas depois, Flávio anunciou oficialmente sua pré-candidatura nas redes sociais e declarou que pretende atuar para superar o que classificou como um período de “instabilidade, insegurança e desânimo” no país.

Com o lançamento antecipado e a cobrança pública por articulação no Congresso, o senador sinaliza que pretende reforçar seu protagonismo político enquanto a direita se organiza para a disputa presidencial de 2026.

Sair da versão mobile