Siga o Olhar Digital no Google Discover
Poucas pessoas sabem, mas o Apple Watch não é apenas um acessório do iPhone, mas sim um dispositivo poderoso por si só. Entre as coisas que você pode fazer no Apple Watch mesmo longe do seu iPhone, estão funções que vão desde comunicação até saúde e bem-estar, garantindo que você continue conectado e produtivo em qualquer lugar.
Além disso, quando o relógio está conectado ao Wi-Fi ou à rede celular, ele se transforma em uma extensão independente, capaz de realizar tarefas essenciais sem depender do smartphone. Neste artigo, você vai descobrir como aproveitar ao máximo o seu Apple Watch mesmo quando o iPhone não está por perto. Confira!
Leia mais
- Qual o melhor smartwatch para monitorar o sono?
- Como saber se o smartwatch é compatível com meu celular?
- Veja 5 formas de usar o smartwatch no seu dia a dia
7 funcionalidades do Apple Watch que dispensam o iPhone
1. Fazer e atender ligações
Com o Apple Watch conectado ao Wi-Fi ou à rede celular, é possível realizar e receber chamadas diretamente do pulso. Isso significa que você não precisa carregar o iPhone para se manter acessível, seja em uma caminhada ou durante um treino.
2. Enviar e receber mensagens

Outra forma de se comunicar pelo Apple Watch sem um iPhone por perto, é usar o recurso de mensagens, pois ele funciona de forma independente. Você pode enviar iMessages, responder SMS e até interagir com notificações de aplicativos, mantendo a comunicação ativa mesmo longe do celular.
3. Usar a Siri
Sim, mesmo longe do seu iPhone, a assistente virtual Siri está disponível no Apple Watch. Então, você ainda poderá usar esse recurso para responder perguntas, definir lembretes, enviar mensagens e até fornecer direções. Sobretudo, essa integração torna o relógio uma ferramenta prática para quem busca agilidade no dia a dia.
4. Acompanhar treinos e atividades físicas
Agora, se você é apaixonado por esporte, exercícios ou uma simples caminhada, saiba que o seu Apple Watch não vai te abandonar. Isso porque, até mesmo sem conexão, o seu dispositivo registra treinos, passos e calorias. Além disso, o GPS integrado permite monitorar corridas e caminhadas ao ar livre, garantindo precisão nos dados de atividade física.
5. Reproduzir músicas, podcasts e audiolivros sincronizados
Outra possibilidade que não depende do seu iPhone por perto é poder ouvir suas músicas favoritas. Isso porque você pode sincronizar playlists, episódios de podcasts e audiolivros diretamente no Apple Watch. Assim, basta conectar seus AirPods ou outro fone Bluetooth para ouvir conteúdos sem depender do iPhone.
6. Fazer pagamentos com Apple Pay
Você pode fazer pagamentos com o Apple Watch sem internet, pois a transação utiliza a tecnologia NFC para se comunicar diretamente com a maquininha de ponto de venda, que por sua vez é conectada à internet. Dessa forma, mesmo longe do iPhone ou sem Wi-Fi, basta aproximar o relógio do terminal para concluir a compra de forma rápida, prática e segura.
7. Monitorar saúde e bem-estar
Logicamente, sendo esses recursos de extrema importância para os usuários, com certeza não poderia depender da aproximação do iPhone. Então, saiba que mesmo sem conexão, o Apple Watch continua oferecendo funções de medição da frequência cardíaca, monitoramento do sono, controle do ciclo menstrual e até a realização de ECG. Além disso, esses dados ficam armazenados e podem ser sincronizados com o iPhone posteriormente.