Ícone do site Juruá Informativo

15 livros para ler e presentear em dezembro

15-livros-para-ler-e-presentear-em-dezembro

15 livros para ler e presentear em dezembro

O último mês do ano chegou com uma missão clara para os leitores: cumprir ou, quem sabe, superar a meta de livros lidos de 2025. O Metrópoles preparou uma seleção de obras que prometem ajudar na hora de escolher as últimas leituras ou para quem precisa de boas sugestões de presentes para o fim do ano.

Leia também

Confira nossa seleção do mês:

Voltar a Quando (Biblioteca Azul)

Voltar a Quando é o retrato pungente de uma família fraturada pelo colapso da Venuzuela e, ao mesmo tempo, a crônica universal de quem é forçado a partir ― e de quem, mesmo longe, nunca deixa de voltar.

Mais do que uma ficção poderosa, o romance ecoa a realidade de milhões de venezuelanos que, diante de uma crise política e humanitária sem precedentes, foram obrigados a deixar para trás suas casas, suas certezas e, muitas vezes, os próprios filhos.

1 de 13

Divulgação/Biblioteca Azul

2 de 13

Capa do livro Eu Queria ser Cássia Eller, de Tom Cardoso (Ed. Harper Collins)

3 de 13

Capa de Depois do Diário

4 de 13

Capa do livro Eu Sou Meu Sol, de Marcia Bittencourt

Divulgação

5 de 13

Capa do livro Doce Tóquio (Ed. Morro Branco)

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

6 de 13

Capa de Elfie: Uma História de Wicked, de Gregory Maguire (DarkSide Books)

Divulgação/DarkSide Books

7 de 13

Capa do livro O Coração do Inverno (A Roda do Tempo — vol. 9), de Robert Jordan (Ed. Intrínseca)

Divulgação/Intrínseca

8 de 13

As Aventuras de Kara’i Tukumbó – O Espírito das Águas, de Djagwa Tukumbó

Divulgação

9 de 13

Capa do livro Todos os Contos, de Clarice Lispector (Rocco)

Divulgação/Rocco

10 de 13

Capa do livro Dados & Dragões: A história épica de Dungeons & Dragons (DarkSide Books)

Divulgação/DarkSide Books

11 de 13

Capa do livro Alice: Amor, Perda e Renascimento (Ed. Colli Books)

Divulgação/Colli Books

12 de 13

Capa do livro Elite de prata, de Dani Frances (Ed. Paralela)

Divulgação/Paralela

13 de 13

Capa do livro FERAS, de Lis Vilas Boas (Ed. Rocco)

Divulgação/Rocco

Eu Queria ser Cássia Eller, de Tom Cardoso (Ed. Harper Collins)

A biografia reconstrói a trajetória de uma das vozes mais marcantes da música brasileira, da infância no Rio e em Belo Horizonte ao estrelato nacional. Com depoimentos de familiares, amigos e parceiros, o livro revela bastidores da carreira, relações fundamentais na vida da cantora e episódios emblemáticos dos palcos, compondo um retrato intenso e afetivo de Cássia Eller e do impacto que deixou na música e na cultura do país.

Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz? -Edição especial (Paralela)

Outra dica para quem ama música. Além de ser uma declaração de amor a Chorão, este livro de memórias ajuda a entender os motivos que o transformaram num dos nomes mais idolatrados do rock nacional. A companheira de Chorão, Graziela, relembra o começo do relacionamento, quando dividir um cachorro-quente era o maior luxo que os dois podiam se dar, até o estrondoso sucesso da banda. É impossível não se emocionar com a força desse amor, que sobreviveu à fama, às crises e até à morte ― e que é homenageado neste livro.

Esta edição especial traz fotos coloridas, imagens de bilhetes e das letras das músicas rascunhadas em pedações de papel, todos inéditos, retratos de momentos da vida do cantor e da história de amor vivida com a sua Grazón.

Depois do Diário (Globo Livros)

Depois do Diário, do historiador Bas von Benda-Beckmann, revela o que aconteceu com Anne Frank, sua família e os outros moradores do Anexo Secreto após a prisão em 1944.

Com documentos inéditos e depoimentos emocionantes, o autor reconstrói os últimos meses de vida de Anne, Margot, Edith, da família van Pels e de Fritz Pfeffer, além de acompanhar Otto Frank, único sobrevivente, em sua luta para publicar o diário da filha. A obra preenche lacunas históricas e oferece um retrato sensível de coragem, perda e memória em meio aos horrores da Segunda Guerra.

Eu Sou Meu Sol, de Marcia Bittencourt

Com linguagem poética, sensível e acessível, a autora une experiências pessoais, práticas terapêuticas, estudos e canalizações espirituais recebidas de sua egrégora para guiar o leitor em uma jornada de cura emocional e expansão de consciência.

Doce Tóquio, de Durian Sukegawa (Ed. Morro Branco)

Sentaro fracassou. Ele tem um histórico criminal, bebe demais e seu sonho de se tornar escritor é apenas uma memória distante. Tudo muda na vida dele quando ele conhece uma mulher idosa com mãos deformadas e um passado conturbado. Ela começa a ensiná-lo sua arte, mas, à medida que a amizade entre eles floresce, as pressões sociais se tornam impossíveis de ignorar, e o segredo de Tokue é revelado, trazendo consequências devastadoras.

Elfie: Uma História de Wicked, de Gregory Maguire (DarkSide Books)

Em Elfie, os leitores retornam ao universo de Oz para acompanhar a infância e a juventude de Elphaba, que ganhou o mundo com sua capacidade de desafiar a gravidade. O livro mostra Elfie antes de se tornar a Bruxa Má do Oeste, com a pele esmeralda, mente brilhante e senso de justiça.

O Coração do Inverno (A Roda do Tempo — vol. 9), de Robert Jordan (Ed. Intrínseca)

No nono volume da saga de Robert Jordan, que chega em 2 de dezembro, Rand e seus aliados enfrentam mais um desafio decisivo na batalha contra o Tenebroso: purificar saidin, a parte masculina do Poder Único. Enquanto isso, Mat Cauthon tenta escapar da ocupação Seanchan e Perrin Aybara lidera o grupo por territórios devastados, em uma corrida contra forças que podem mudar o destino do mundo.

As Aventuras de Kara’i Tukumbó – O Espírito das Águas, de Djagwa Tukumbó (UK’A Editorial)

O aventureiro Kara’Í Tukumbó, já mais velho, irá enfrentar sua primeira missão como guardião da natureza. As águas do rio estão contaminadas pelo garimpo e os animais estão adoecendo, mas Yy Akãdja, o grande espírito das águas, aparece para inspirar o nosso herói nesta jornada.

Todos os Contos, de Clarice Lispector (Rocco)

Esta coletânea apresenta os todos os contos da obra de Clarice Lispector em ordem cronológica, incluindo Laços de família, A legião estrangeira, Felicidade clandestina, Onde estivestes de noite e A via crucis do corpo. O livro também traz diversos contos que nunca foram incluídos em coletâneas anteriores e que eram conhecidos apenas por estudiosos e pesquisadores. A nova edição será lançada no dia 10 de dezembro, data do aniversário de Clarice, e chegará às lojas com o prefácio inédito do professor e escritor Evando Nascimento e uma nova capa.

Dados & Dragões: A história épica de Dungeons & Dragons (DarkSide Books)

Com a estreia da 5ª temporada de Stranger Things, os fãs do universo de Dungeons & Dragons, muito explorado ao longo da série, podem aproveitar o lançamento do livro Dados & Dragões: A história épica de Dungeons & Dragons que explora a criação do RPG de mesa, as disputas por trás do jogo e a forma como D&D influenciou a cultura pop. A obra foi escrita por Premeet Sidhu, Marcus Carter e José P. Zagal.

Alice: Amor, Perda e Renascimento (Ed. Colli Books)

O livro explora a realidade dura e paradoxal de uma mulher negra, pobre e invisível à sociedade, que encontra forças para resistir quando tudo ao redor conspira para sua queda. Num cenário marcado pela violência, exploração e abandono, Alice atravessa experiências brutais – da prostituição ao luto, do tráfico às ruas – sem nunca perder de vista a possibilidade de mudança.

Elite de prata, de Dani Frances (Ed. Paralela)

Wren Darlington escondeu os próprios poderes por anos enquanto ajudava a Rebelião em segredo, até ser forçada a entrar no programa de treinamento militar Elite Prata. Lá, ela passa a viver uma missão dupla: fingir lealdade ao Continente enquanto se infiltra no coração do sistema, mesmo cercada de perigos, segredos e de uma tensão inevitável com o oficial comandante Cross Redden, que pode ser tanto um aliado quanto a maior ameaça.

FERAS, de Lis Vilas Boas (Ed. Rocco)

O livro de fantasia é ambientado em um Rio de Janeiro fictício às vésperas do Carnaval, onde o jogo do bicho ganha uma versão própria: o “jogo do poupa-fera”. Selene Veronis, uma socialite presa às aparências, e Heitor Lacarez, um homem charmoso e perigoso, voltam a se aproximar após um passado marcado por mágoas e traições. Com a família à beira da ruína, Selene é forçada a aceitar um noivado com um dos homens mais temidos da cidade, o que coloca ela e Heitor do mesmo lado em meio a disputas entre clãs rivais. Entre intrigas, segredos e desejo, os dois precisam decidir até onde estão dispostos a ir para conquistar liberdade, redenção e a chance de um novo começo.

Xingando as Deusas

Mesmo em 2025, em meio a um crescimento constante dos índices de divórcio, a separação após a maternidade continua sendo um tabu. Em Xingando as Deusas, a autora Pree Leonel busca jogar luz sobre o tema e refletir até onde a autonomia feminina tem poder para vencer os paradigmas da maternidade.

O primeiro livro da jornalista brasiliense mistura autoficção e ensaio íntimo para narrar o percurso de Magda, alter ego da autora, que enfrenta o fim de um casamento e reinventa sua trajetória enquanto mulher.

Sair da versão mobile