2026 está batendo à porta e este é o momento ideal para organizar a lista de leituras do próximo ano. Romances, suspenses, fantasias e livros que convidam à reflexão aparecem como escolhas certeiras para iniciar o ano com novas histórias e boas ideias.
Pensando nisso, o Metrópoles reuniu uma seleção de obras que ajudam a montar a lista de próximas leituras e são boas companhias para os primeiros dias de janeiro.
Confira nossa seleção do mês:
Lado B, de Holly Brickley (Ed. Rocco)
Em um bar universitário no início dos anos 2000, Percy Marks conhece Joe Morrow, um compositor disposto a ouvir suas opiniões intermináveis sobre música. O encontro casual dá início a uma parceria criativa intensa, marcada por cumplicidade, conflitos e paixões que se repetem ao longo dos anos.
1 de 12
Lado B, de Holly Brickley (Ed. Rocco)
Divulgação
2 de 12
A Vida é Muito Curta, de Abby Jimenez (Ed. Arqueiro)
Divulgação
3 de 12
Todo Mundo Neste Trem é Suspeito, de Benjamin Stevenson (Intrínseca)
Divulgação
4 de 12
Goiás, de Marcos Groza
Divulgação/Sesc
5 de 12
Virtudes Infames, de Alwyn Hamilton (Ed. Seguinte)
6 de 12
Chame por Andrea, de Noelle W. Ihli (DarkSide Books)
Divulgação/DarkSide Books
7 de 12
Tudo Vai Ficar Bem – Jojo Moyes (Ed. Intrínseca)
Divulgação
8 de 12
Boca de Siri, de Paulo Moreira (Ed. Pitaya)
Divulgação
9 de 12
A Misteriosa Confeitaria da Meia-Noite, de Lee Onhwa (Ed. Paralela)
Divulgação
10 de 12
Nas Ondas Verdes do Mar, de Davi Dallariva (Ed. Fantástica)
Divulgação
11 de 12
Samba de Sétimo Dia, de Anderson Estevan (EditoRia)
Divulgação
12 de 12
Querido Rival, de Alexandra Moody (Seguinte)
Divulgação
A Vida é Muito Curta, de Abby Jimenez (Ed. Arqueiro)
Quando Vanessa Price largou o emprego e decidiu viajar pelo mundo, não esperava ganhar milhões de seguidores ávidos por compartilhar sua alegria de aproveitar cada momento. Para ela, viver todos os dias ao máximo não é só um lema: por conta de uma doença genética, a mãe e a irmã nunca chegaram aos 30 anos, e Vanessa quer valorizar tudo o que puder.
A situação muda quando a meia-irmã de repente deixa a filhinha aos cuidados dela. As aventuras dão lugar à rotina materna e a ajuda vem justamente de quem ela menos esperava: Adrian Copeland, o vizinho advogado. Entre proximidade e sentimentos inesperados, Vanessa passa a questionar se vale a pena se permitir amar, mesmo diante de um futuro incerto.
Leia também
Todo Mundo Neste Trem é Suspeito, de Benjamin Stevenson (Intrínseca)
Após ficar famoso por um livro de true crime sobre a própria família, em que todos mataram alguém, Ernest Cunningham sofre pressão da agente e da editora para publicar um livro novo, desta vez de ficção.
Quando Ernest é convidado para um festival de autores de mistérios que ocorrerá durante uma viagem de trem pela Austrália, ele sente que enfim pode conseguir colocar alguma ideia no papel. Mas, logo no começo do trajeto, um passageiro aparece morto, instaurando o caos no ambiente.
Goiás, de Marcos Groza
O livro, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2025, mistura memória, apresenta crítica social e poesia com forte carga simbólica e emocional. O protagonista, um cachorro farejador caramelo, que atua em operações de resgate, representa a resistência, a alegria e a dor diante da devastação humana após um crime ambiental.
Virtudes Infames, de Alwyn Hamilton (Ed. Seguinte)
Honora Holtzfall é herdeira da família mais poderosa de Walstad, que controla todo o dinheiro, e a magia, do país. Aos 16 anos, ela leva uma vida glamurosa sob os holofotes, frequentando as festas da alta sociedade com belos vestidos.
Quando a mãe dela é encontrada morta, o comando e a fortuna da família se tornam alvo de disputa. Para garantir o seu lugar, Nora terá de enfrentar as primas na Veritaz, a competição mágica que determina o próximo líder da linhagem. Mas ninguém contava com uma competidora surpresa: Lotte, filha ilegítima da tia de Nora criada em um convento no interior sem saber a verdadeira identidade.
Chame por Andrea, de Noelle W. Ihli (DarkSide Books)
O livro é narrado pelas perspectivas de três mulheres — Meghan, Brecia e Skye — que, à primeira vista, não têm nada em comum, mas são unidas por um destino terrível: todas foram brutalmente assassinadas pelo mesmo serial killer, um homem charmoso, que as encontra online fingindo ser um solteiro cobiçado em busca de novas aventuras.
Tudo Vai Ficar Bem, de Jojo Moyes (Ed. Intrínseca)
Duas semanas após o lançamento do livro em que contava como salvou seu casamento, Lila é abandonada pelo marido, que a trocou por uma mulher mais nova. Pouco tempo depois, ela perde a mãe em um acidente trágico.
Com a carreira ameaçada, a vida dela vira de cabeça para baixo quando tem que abrigar o padrasto idoso em casa, com o retorno do pai após anos sem dar notícias e um prazo apertado para escrever o próximo livro sobre as alegrias de ser solteira, mesmo ela não tendo flertado com ninguém desde o divórcio.
Boca de Siri, de Paulo Moreira (Ed. Pitaya)
A trama acompanha três adolescentes, Ygo, Vitória e Duda, que embarcam em uma jornada de bicicleta pela capital paraibana após ouvirem um boato inusitado: um guaiamum gigante estaria a caminho da praia de Cabo Branco.
Segundo a história que se espalha pela cidade, o crustáceo colossal teria o objetivo de impedir o avanço de uma polêmica obra de alargamento da faixa de areia. O trio, então, não pensa duas vezes: sobe nas bicicletas e atravessa a cidade para não perder esse evento histórico.
A Misteriosa Confeitaria da Meia-Noite, de Lee Onhwa (Ed. Paralela)
Quando Yeonhwa perde a avó, uma mulher enigmática e distante, ela recebe como herança a confeitaria Hwawoldang, que está na família há gerações. Yeonhwa pretende vendê-la o quanto antes, mas é surpreendida por um pedido inusitado da avó: ela deve manter a confeitaria aberta por pelo menos um mês, com funcionamento das 22h à meia-noite
Enquanto aprende a fazer os tradicionais doces asiáticos vendidos na Hwawoldang, ela também espera descobrir um pouco mais a respeito da avó. Em seu primeiro dia de trabalho, porém, é surpreendida por um fornecedor de ingredientes que dá a entender que a Hwawoldang não é uma confeitaria comum e que os clientes que a frequentam não estão exatamente vivos.
Samba de Sétimo Dia, de Anderson Estevan (EditoRia)
A obra reúne histórias ambientadas na periferia paulistana dos anos 1990 e traz à tona personagens e cenas marcantes do cotidiano suburbano, onde o sagrado, o profano e o samba se encontram.
Nas Ondas Verdes do Mar, de Davi Dallariva (Ed. Fantástica)
As águas do mar são feitas de sedução e perigo. O jovem pescador Daniel, do litoral baiano, sabe muito bem disso. Navegando em seu saveiro, ele vai parar em uma ilha desconhecida, onde ouve uma bela canção e é atraído por lindas sereias e tritões que o levam ao fundo do mar.
Ele passa a viver na Cidade Cristalina: um lugar encantado, com criaturas cheias de amor para dar. Um incômodo, contudo, o impede de lembrar da vida na terra e ele precisa escolher entre continuar naquele mundo maravilhoso ou retomar sua vida na superfície.
Querido Rival, de Alexandra Moody (Seguinte)
A regra número um de Violet é não se envolver com atletas. Depois de ter seu coração partido pelo capitão do time de hóquei da escola, ela percebe que sempre teve razão. Só que agora seu ex não sai do seu pé e, para provar que seguiu em frente, ela vai ter que recorrer ao maior rival dele: o notório capitão dos Ransom Devils, Reed Darling.

