Olhar Digital > Pro > TSMC planeja construir mais três fábricas em Taiwan, diz jornal

Notícia surge após o chefe da empresa, C.C.Wei, revelar que a demanda por chips avançados está três vezes maior em relação à capacidade da companhia

Empresa tem plano ambicioso de expansão (Imagem: Nambawan/Shutterstock)

Siga o Olhar Digital no Google Discover

De acordo com informações do jornal Liberty Times, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), maior fabricante independente de semicondutores no planeta, planeja construir mais três fábricas de 2 nm (nanômetros) em Taiwan, tendo o investimento total aproximado de NT$ 900 bilhões (cerca de R$ 150 bilhões). 

O jornal também aponta que as fábricas devem ser construídas perto do Parque Científico do Sul de Taiwan. Além disso, já havia o planejamento para outras sete fábricas de 2 nm, duas em Hsinchu e cinco em Kaohsiung. Caso isso se confirme, a empresa terá 10 instalações de 2 nm em Taiwan.

Existe a possibilidade de que as obras sejam iniciadas já em 2026, mas depende da compra de terrenos, avaliações ambientais e aprovações. 

Leia mais:

Logo da TSMC na fachada de um prédio
Gigante da tecnologia já havia previsto uma forte demanda por chips 2 nm (Imagem: Jack Hong/Shutterstock)

Atuação nos EUA

Vale destacar ainda que a TSMC tem o objetivo de expandir seus negócios nos EUA. Segundo o portal TrendForce, o C.C.Wei, em uma teleconferência de resultados em outubro, afirmou que a companhia está buscando “atualizar sua tecnologia mais rapidamente para N2 (2 nm) e tecnologias mais avançadas no Arizona.”

tsmc chip
Os chips de 2 nm estão entre as maiores especialidades da empresa (Imagem: Divulgação/TSMC)

O site ainda destacou que a companhia tem avançado para produzir 30% de seus produtos de 2 nm nos EUA. Além disso, segundo informações do Nikkei, a empresa está próxima de comprar um terreno adicional à sua fábrica no país norte-americano. 

Investimento em chips em 1,4 nm

Segundo informações do portal Economic Daily News, A TSMC já iniciou a construção de sua primeira fábrica de 1,4 nm em Taichung no início de novembro e tem previsão para produção em massa a partir do segundo semestre de 2028.

Matheus Chaves

Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves no LinkedIn

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital