Tremembé: saiba o que é real e o que é ficção na série

A nova série Tremembé, já disponível na Prime Video, tem dado o que falar ao mergulhar na rotina do chamado “presídio dos famosos”. A produção, protagonizada por Marina Ruy Barbosa no papel de Suzane von Richthofen, mistura fatos reais com elementos ficcionais para contar histórias de alguns dos criminosos mais conhecidos do país. Mas, afinal, o que é verdade?

A trama é baseada em dois livros-reportagens do jornalista Ullisses Campbell. Suzane: Assassina e Manipuladora (2020) e Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido (2021) foram as principais obras de consulta. Os dois livros resultam de anos de investigação e entrevistas conduzidas pelo autor dentro e fora do presídio de Tremembé.

Leia também

Campbell reafirma que “as coisas mais absurdas que estão na série aconteceram de verdade” e destacou que o roteiro passou por um rigoroso crivo jurídico antes de ser aprovado pela Prime Video e pela produtora Paranoid.

Na série, Suzane é transferida para Tremembé após uma rebelião colocar sua vida em risco na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto. Lá, ela encontra Elize Matsunaga (Carol Garcia) e Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato), além de se envolver com Sandrão (Letícia Rodrigues), uma das figuras mais comentadas do presídio.

A narrativa também retrata detentos da ala masculina, como Daniel e Cristian Cravinhos (Felipe Simas e Kelner Macêdo), Alexandre Nardoni (Lucas Oradovschi) e Roger Abdelmassih (Anselmo Vasconcelos).

1 de 5

Letícia Rodrigues (Sandrão), Marina Ruy Barbosa (Suzane von Richthofen) e Carol Garcia (Elize Matsunaga) em Tremembé

Divulgação/Prime Vídeo

2 de 5

Marina Ruy Barbosa (Suzane von Richthofen), Letícia Rodrigues (Sandrão) e Carol Garcia (Elize Matsunaga) em Tremembé

Divulgação/Prime Vídeo

3 de 5

Marina Ruy Barbosa como Suzane von Richthofen em Tremembé

Divulgação/Prime video

4 de 5

Marina Ruy Barbosa, Leticia Rodrigues e Carol Garcia em Tremembé

Divulgação/Prime video

5 de 5

Marina Ruy Barbosa, Leticia Rodrigues e Carol Garcia em Tremembé

Divulgação/Prime video

A diretora-geral Vera Egito, que também assina a adaptação dos livros para o roteiro, explicou em fala ao Estadão que os acontecimentos mostrados são baseados em fatos reais, mas organizados de forma dramática.

“Existiu o triângulo amoroso entre Suzane, Sandrão e Elize; existiu o romance entre Duda e Cristian; existiu o Roger tentando burlar a Justiça fingindo estar doente. Mas a ficção entra para organizar tudo isso em uma linha narrativa coerente”, afirmou.