Tempestades e ventos de até 100 km/h colocam cidades acreanas em estado de atenção

O alerta vale para: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão e Mâncio Lima

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja indicando perigo devido ao avanço de chuvas intensas em várias regiões do Acre. O aviso passou a valer às 10h desta terça-feira (18) e segue vigente até as 10h de quarta-feira (19), cobrindo grande parte do estado.

previsao-do-tempo:-alerta-de-fortes-chuvas-em-parte-do-brasil

O aviso passou a valer às 10h desta terça-feira (18) e segue vigente até as 10h de quarta-feira (19), cobrindo grande parte do estado: Foto/Reprodução

As projeções indicam precipitações que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou atingir de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. As rajadas de vento também preocupam, com possibilidade de alcançar velocidades de 60 a 100 km/h. Segundo o INMET, há risco significativo de ocorrências como interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos, pontos de alagamento e descargas elétricas.

O alerta contempla os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão e Mâncio Lima.

As autoridades reforçam que, em caso de ventos fortes, é importante evitar permanecer sob árvores e não estacionar veículos perto de estruturas que possam ceder, como torres de energia e placas de publicidade. Também orientam que aparelhos elétricos sejam desligados sempre que possível, incluindo o quadro geral das residências, para reduzir riscos durante tempestades.

Informações adicionais e orientações de segurança podem ser solicitadas à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.