Sequência de mortes em presídio do Acre em menos de 48 horas acende alerta; casos são investigados

A vítima mais recente, Antoniel Pereira Feitosa, de 32 anos, foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (5) dentro da cela

Em menos de dois dias, duas mortes de detentos foram registradas dentro do presídio de Senador Guiomard, no interior do Acre. As ocorrências, com características semelhantes, despertaram alerta entre as autoridades e estão sendo investigadas pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML): Foto/Reprodução

A vítima mais recente, Antoniel Pereira Feitosa, de 32 anos, foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (5) dentro da cela onde cumpria pena sozinho. Conforme o Iapen, os policiais penais perceberam a ausência de movimento do preso e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito ainda no local.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exame cadavérico que determinará a causa da morte. A equipe de Assistência Social do presídio acompanha o caso e presta apoio à família de Antoniel.

Dois dias antes, na segunda-feira (3), outro interno — Michel Luís dos Santos Paes, de 38 anos — também havia sido encontrado sem vida, em situação semelhante, dentro de uma cela individual.

A coincidência entre os casos levou o Iapen a intensificar o monitoramento interno e repassar todas as informações às autoridades policiais responsáveis pela apuração. Os dois episódios estão sob investigação, que busca esclarecer as circunstâncias e identificar eventuais responsabilidades.