Juruá Informativo

Reitora e vice da Ufac trocam farpas e expõem divergências sobre mudança em setor estratégico

A Universidade Federal do Acre (Ufac) vive um novo capítulo de tensão interna entre a reitora Guida Aquino e o vice-reitor Josimar Ferreira. A divergência veio à tona após a divulgação de duas notas públicas, em que ambos apresentam versões distintas sobre a mudança na chefia da Assessoria de Cooperação Interinstitucional (ACI).

Josimar Ferreira foi o primeiro a se pronunciar, por meio de uma nota publicada em suas redes sociais no domingo (10). Ele afirmou que a decisão da Reitoria, formalizada pelo Ofício nº 801/2025, redefine o vínculo hierárquico da ACI, setor que ele vinha chefiando desde 2018, e classificou a medida como “abrupta” e “sem qualquer discussão prévia”.

Vice-reitor Josimar Ferreira a reitora Guida Aquino e divulgaram notas públicas com versões distintas sobre a mudança na chefia da Assessoria de Cooperação Interinstitucional da Ufac/Foto: Reprodução

No texto, o vice-reitor destacou que a ACI, ao longo de sete anos, se consolidou como um espaço estratégico de articulação institucional, com parcerias nacionais e internacionais, intercâmbios acadêmicos e captação de recursos externos. Ele afirmou ainda que a decisão da Reitoria “coloca em risco a continuidade dos trabalhos em andamento e gera insegurança funcional aos servidores”.

Josimar também apontou que a mudança seria parte de um “projeto sistemático de deslegitimação e enfraquecimento” de sua atuação institucional, mencionando que tem sido impedido de exercer substituições da reitora em suas ausências, o que, segundo ele, fere o Regimento Interno da Ufac. “A pouco tempo da deflagração das eleições para a Reitoria da UFAC e diante da minha intenção de concorrer ao cargo, essa medida surge como mais um capítulo de um projeto sistemático de deslegitimação”, escreveu.

Na tarde desta segunda-feira (11), a reitora Guida Aquino publicou uma nota de esclarecimento em que contesta as declarações do vice-reitor. Ela afirmou que a decisão foi tomada “em conjunto com a equipe de gestão” e é “amparada pela necessidade de readequar um setor estratégico diante dos novos desafios” trazidos pela criação da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (PROINT).

Segundo Guida, a mudança não implicou em qualquer redefinição hierárquica e segue o que está previsto no Regimento Geral da Ufac, que estabelece a ACI como assessoria direta da Reitoria. “Em hipótese nenhuma houve redefinição de vínculo hierárquico da ACI. Rejeito, portanto, a narrativa de afronta pessoal ou retaliação política”, declarou.

A reitora defendeu que a substituição na chefia da assessoria visa “melhorar a organização administrativa da unidade” e que o novo perfil buscado para o cargo deve ser “mais dinâmico, capaz de impulsionar a universidade frente às rápidas mudanças e oportunidades do cenário atual”.

As notas públicas expõem um momento de tensão na gestão da Ufac, a poucos meses das eleições para reitor e vice-reitor da instituição.

Nota Pública – Vice-Reitor Josimar Ferreira (publicada em 10 de novembro de 2025)

Prezada comunidade acadêmica,

Venho, por meio desta Nota Pública, esclarecer a decisão administrativa recentemente comunicada pela Reitoria, por meio do Ofício n° 801/2025/REITORIA/UFAC, datado de 31 de outubro de 2025, que redefine o vínculo hierárquico da Assessoria de Cooperação Interinstitucional (ACI), função que venho exercendo cumulativamente com o cargo de Vice-Reitor desde agosto de 2018.

Em primeiro lugar, registro minha satisfação e orgulho em exercer essa função. Ao longo desses sete anos, a ACI consolidou-se como um espaço estratégico de articulação institucional, ampliando a presença da Universidade Federal do Acre (UFAC) em redes nacionais e internacionais, com fortalecimento de parcerias, promoção de intercâmbios acadêmicos e apoio na captação de recursos externos voltados ao Ensino, à Pesquisa e Inovação e à Extensão.

Esses avanços foram fruto de um trabalho coletivo e respaldados pela confiança da comunidade universitária, expressa democraticamente nas urnas, quando obtive 569 votos de professores, 472 de técnico-administrativos e 2.442 de estudantes, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento institucional.

Em segundo lugar, reconheço que ajustes são naturais na dinâmica universitária. No entanto, defendo que tais medidas sejam conduzidas com diálogo institucional, respeito às normas internas e adequado planejamento.

A medida implementada de forma abrupta e sem qualquer discussão prévia, além de desconsiderar o histórico de eficiência e produtividade da equipe, coloca em risco a continuidade dos trabalhos já em andamento e gera insegurança funcional aos servidores lotados na ACI.

Mais ainda, a mudança repentina de uma prática consolidada desde 2012, quando as atribuições da ACI passaram a ser cumuladas pelo ocupante da função de Vice-Reitor, configura o desmonte deliberado que visa atingir minha atuação institucional, canalizando a função pública para o exclusivo atendimento de interesses particulares em detrimento da própria UFAC.

A pouco tempo da deflagração das eleições para a Reitoria da UFAC e diante da minha intenção de concorrer ao cargo, essa medida surge como mais um capítulo de um projeto sistemático de deslegitimação e enfraquecimento da minha atuação institucional, que, entre outras práticas, passou a me negar o exercício de substituições nas ausências e impedimentos da Reitora, em flagrante violação do Regimento Interno e, principalmente, da vontade da comunidade universitária.

Ao contrário do que está posto, eu não tratarei esse embate como pessoal, mas não posso deixar de reiterar a importância de que todas as ações de gestão sejam pautadas pelos princípios da boa administração e governança, entre os quais a transparência, a impessoalidade, a eficiência e o respeito mútuo.

A UFAC é uma instituição pública de ensino superior, comprometida com a produção do conhecimento e o serviço à sociedade, e deve ter suas estruturas conduzidas com o mais alto rigor técnico, respeito institucional e responsabilidade pública.

Seguirei firme cumprindo meu dever institucional, com dignidade e lealdade à missão da universidade. E, como sempre, ao lado da comunidade, defenderei os valores que nos unem: a justiça, o pluralismo e a democracia.

Josimar Batista Ferreira
Vice-Reitor da Universidade Federal do Acre (UFAC)

———————-

Nota de Esclarecimento – Reitora Guida Aquino (publicada em 11 de novembro de 2025)

Como reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), sinto-me no dever de me posicionar publicamente diante das informações e interpretações manifestadas recentemente na Nota Pública divulgada nas redes sociais do Vice-Reitor, Prof. Josimar Ferreira, envolvendo a mudança na chefia da Assessoria de Cooperação Interinstitucional (ACI).

Não tinha a menor pretensão de tratar dessa questão nesse espaço, mas, em nome da transparência e por respeito a toda comunidade universitária, venho restabelecer a verdade, diante de uma narrativa desconectada da realidade e desprovida de fundamentos normativos.

A decisão tomada em conjunto com a equipe de Gestão da Ufac foi amparada pela necessidade de readequar um setor estratégico diante dos novos desafios que enfrentaremos, especialmente com a criação da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (PROINT) pelo Conselho Universitário.

A ACI é responsável por articular e dinamizar parcerias nacionais e internacionais, promover cooperação acadêmica e científica, apoiar intercâmbios e captar recursos externos. Diante da importância crescente desse setor para o sucesso da PROINT e do fortalecimento da Ufac como um todo, julgamos fundamental que a chefia da ACI tivesse perfil ainda mais dinâmico, capaz de impulsionar a universidade frente às rápidas mudanças e oportunidades do cenário atual.

Em hipótese nenhuma houve redefinição de vínculo hierárquico da ACI. Diferentemente do exposto na referida nota, a ACI é e sempre foi unidade de assessoria direta à Reitoria, nos termos do estabelecido no art. 81, inciso II, alínea b, do Regimento Geral da Ufac, de modo que a chefia da unidade é cargo ou função de confiança da Reitoria. Rejeito, portanto, a narrativa de afronta pessoal ou retaliação política.

A designação de novo responsável pela condução das atividades da ACI faz parte de ação visando melhorar a organização administrativa daquela unidade.

Guida Aquino
Reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC)

Sair da versão mobile