Safety – Uma Jogada de Coragem conta a inspiradora história de Ray McElrathbey, jogador de futebol americano que enfrentou inúmeros desafios para manter sua bolsa de estudos universitária enquanto assumia a responsabilidade de cuidar do irmão mais novo, Fahmarr, de apenas 11 anos.
Com a mãe lutando contra o vício em drogas e o pai preso ao vício em jogos, Ray temia que Fahmarr acabasse no mesmo sistema de adoção pelo qual ele próprio já passou. Determinado a mudar esse destino, o atleta decidiu acolher o irmão em segredo e iniciou uma batalha judicial para se tornar seu guardião legal.
A rotina de Ray era exaustiva: todas as manhãs, ele acordava Fahmarr e o levava para a escola antes de seguir para as aulas e treinos. À noite, voltava para casa com comida, ajudava o irmão com os deveres e só então descansava.


1 de 3
Cena do filme Safety – Uma Jogada de Coragem
Reprodução/Walt Disney Pictures

2 de 3
Cena do filme Safety – Uma Jogada de Coragem
Reprodução/Walt Disney Pictures

3 de 3
Cena do filme Safety – Uma Jogada de Coragem
Reprodução/Walt Disney Pictures
Ascensão de Ray McElrathbey
Ray McElrathbey e o irmão, Fahmarr, inspiraram várias pessoas desde 2006, quando a história deles ficou conhecida após um jornalista esportivo escrever sobre os dois.
Após o caso aparecer em reportagens, membros da Universidade de Clemson, onde Ray estudava, lutaram para que ele recebesse ajuda para cuidar do irmão.
“Queríamos apenas poder pegar a criança na escola enquanto Ray estava treinando, ou ter certeza de que ela teria algo para comer”, explicou o diretor atlético da instituição, Terry Don Phillips.

Assim que a permissão foi concedida, Fahmarr foi visto com frequência nas instalações de futebol americano de Clemson. Além disso, Ray McElrathbey se tornou uma presença constante nos times especiais da universidade.
Ele estreou em 3 de setembro de 2006 na abertura da temporada contra o Florida Atlantic. Depois do bom desempenho nos campos, foi eleito o jogador da semana.
Leia também
Em entrevista à People em 2020, o atleta revelou ter ficado extremamente emocionado ao saber que sua história se tornaria um filme. “Eu estava no trabalho chorando e meus colegas pensaram que eu estava apenas sofrendo por causa do dia… Sem saber que eu tinha recebido a melhor notícia da minha vida”, relembrou.
Sobre a difícil trajetória de vida, Ray contou: “Houve vezes em que não havia comida nem moradia disponíveis. Então, tive mais dificuldade em descobrir como resolver essas questões na minha vida do que em manter alguém feliz, como meu irmão, que estava simplesmente feliz por estar em Clemson e em uma situação melhor”.
Em 2008, ele finalmente se formou. Depois, continuou os estudos na pós-graduação na Universidade Howard, em Washington. Mais tarde, jogou seu último ano de futebol americano no Mars Hill College, na Carolina do Norte.
Desde então, Ray McElrathbey fundou uma empresa de transporte rodoviário chamada Safety Freight. Ele, Fahmarr e a mãe — agora sóbria há anos — trabalham juntos em sua fundação, a Ray’s Safety Net Foundation.

