Olhar Digital > Pro > Processada pelo New York Times, OpenAI se recusa a entregar conversas do ChatGPT

Empresa utiliza argumentos voltados às questões de privacidade para tentar reverter a ordem da justiça americana

Cumprir a ordem pode expor conversas de diversos usuários, mas que não será identificados – Imagem: Markus Mainka / Shutterstock)

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Logo do ChatGPT

Tudo sobre ChatGPT

OpenAI Logo

Tudo sobre OpenAI

OpenAI vem sendo processada pelo The New York Times, que alega violação de direitos autorais devido ao uso indevido de seus artigos no treinamento do ChatGPT. Diante disso, a Justiça dos Estados Unidos ordenou que a companhia de IA entregasse 20 milhões de conversas realizadas no chatbot. Segundo a Reuters, a empresa, então, pediu a reversão dessa decisão a um juiz federal de Nova York.

A companhia alega que ceder as conversas pode expor conteúdos privados de seus usuários, revelando informações confidenciais. A empresa também afirma que 99,99% das transcrições não têm relação com as acusações de violação de direitos autorais neste caso.

No documento judicial ao qual a Reuters teve acesso, a OpenAI diz: “Para que fique claro: qualquer pessoa no mundo que tenha usado o ChatGPT nos últimos três anos agora deve enfrentar a possibilidade de que suas conversas pessoais sejam entregues ao The Times para serem vasculhadas à vontade em uma investigação especulativa.”

Leia mais:

Processo movido contra a OpenAI

O New York Times solicita os registros, pois diz que por meio deles será possível saber se o ChatGPT utilizou seu conteúdo protegido por direitos autorais. Além disso, o meio de comunicação deseja desmentir a acusação da OpenAI, que afirmou ter tido as respostas do chatbot “hackeadas” pelo jornal com o objetivo de fabricar provas.

Na ordem apresentada para que a OpenAI ceda as conversas, a juíza Ona Wang destacou que os bate-papos devem ser entregues com uma “desidentificação completa”, além de outras medidas de segurança para evitar a identificação dos usuários. 

Até o momento, a decisão segue a mesma, e as transcrições, caso não haja reviravoltas no processo, devem ser apresentadas até sexta-feira (14).

Matheus Chaves

Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves no LinkedIn

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.