Peixes aparecem às margens de rio no Acre após cheia e chamam atenção de moradores

De acordo com relatos, entre os peixes encontrados estão os bodós, espécie bastante conhecida na região amazônica

Imagens que circulam nas redes sociais e foram enviadas à redação mostram grande quantidade de peixes encostados às margens do Rio Iaco, possivelmente mortos em consequência da recente cheia do manancial. Ainda não há informações precisas sobre em qual comunidade o fato ocorreu, mas registros vindos da zona rural de Sena Madureira revelam a gravidade da situação.

A cena tem preocupado ribeirinhos e pescadores, que temem impactos ambientais mais amplos | Foto: ContilNet

De acordo com relatos, entre os peixes encontrados estão os bodós, espécie bastante conhecida na região amazônica. Esses peixes costumam viver em locas (buracos nas margens e no fundo do rio) e são mais facilmente encontrados durante o forte do verão, quando o nível das águas está mais baixo. O aparecimento deles agora, em plena cheia, é considerado fora do comum pelos moradores.

A cena tem preocupado ribeirinhos e pescadores, que temem impactos ambientais mais amplos. Especialistas explicam que variações bruscas no nível da água, combinadas com a redução de oxigênio e o acúmulo de matéria orgânica durante as enchentes, podem causar a morte de peixes em grande quantidade.

O caso acende um alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas e das alterações naturais nos ecossistemas aquáticos da região.

Veja o vídeo: