Cerca de 100 agentes das forças de segurança participaram, nesta sexta-feira (7), de uma grande operação integrada no Vale do Juruá, realizada como parte final do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (COISP 2025). A ação envolveu equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro, com apoio da Companhia de Policiamento Especializado do 6º Batalhão.

De acordo com o subcomandante da Polícia Militar e coordenador do curso, Capitão Thales Campos, a operação representa o encerramento prático de uma semana de treinamentos intensos, promovidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
“Estamos realizando a 25ª edição do COISP, proporcionado pela Secretaria de Segurança Pública. Após uma semana de treinamentos intensos, os alunos participam agora dessa operação prática, que beneficia diretamente o Vale do Juruá”, explicou o capitão.
As ações, que se estenderam por Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, incluíram barreiras policiais, incursões em áreas conflagradas e abordagens preventivas em pontos estratégicos. Segundo o oficial, os locais foram definidos com base em análises criminais, visando reduzir índices de criminalidade e reforçar a segurança da população.

“Essa operação tem o objetivo de atuar em áreas com altos índices de criminalidade, identificadas pela nossa análise criminal, e também reforçar a segurança na região central de Cruzeiro do Sul, trazendo tranquilidade aos comerciantes e à população”, acrescentou Campos.
O capitão destacou ainda o empenho dos 45 alunos do COISP, que somaram esforços com o efetivo local na execução da operação.
“Hoje estamos com aproximadamente 100 homens em operação, entre efetivos locais e os 45 alunos do curso. Essa é a cereja do bolo do COISP, que encerra neste sábado, mas as operações vão continuar com o objetivo de garantir a paz e a segurança social no Vale do Juruá”, concluiu.
