A chegada de uma fraca onda polar ao Acre no domingo (9) provocou chuvas intensas em várias regiões do estado e derrubou as temperaturas em Rio Branco e no Vale do Rio Acre.
Segundo dados do portal O Tempo Aqui, o maior volume de chuva foi registrado em Assis Brasil, na estação de Aldeia dos Patos, com 80,8 milímetros, seguido de Jordão, com 78,6 mm. Em Cruzeiro do Sul, o acumulado foi de 28,2 mm, e em Tarauacá, 25,8 mm.
Na capital, os termômetros não passaram dos 26,7°C no domingo, de acordo com a estação meteorológica do Aeroporto Internacional de Rio Branco.
Calor e pancadas de chuva devem marcar o restante da semana
A previsão indica que o tempo continuará instável nos próximos dias. Até quarta-feira (12), o calor abafado predomina, com chuvas diárias, porém isoladas. A partir de quinta (13), a tendência é de chuvas mais intensas e generalizadas, o que pode causar transtornos em áreas mais vulneráveis.
Os acumulados de chuva previstos variam entre 50 e 100 milímetros, podendo chegar a 130 mm em alguns municípios.
As temperaturas máximas, normalmente registradas no período da tarde, devem ficar entre 31°C e 34°C, podendo ultrapassar esse valor em algumas localidades. Já as mínimas, registradas nas primeiras horas da manhã, variam entre 22°C e 25°C.
A umidade relativa do ar permanecerá alta, elevando a sensação térmica — que pode superar os 37°C — e aumentando o desconforto e a transpiração.

