Durante visita ao espaço do Comitê Chico Mendes na COP 30, neste domingo (9), a Princesa Esmeralda da Bélgica afirmou sentir-se honrada ao dialogar com o legado do seringueiro, ressaltando que sua luta permanece atual no enfrentamento das crises climática e humanitária.
Na COP30, princesa da Bélgica destaca Chico Mendes como símbolo global da defesa da vida/Foto: ContilNet
Para a princesa, Chico Mendes representa a união entre defesa da natureza e dos povos.
“Me sinto honrada em estar aqui falando com o Instituto Chico Mendes, um homem que deu sua vida para proteger não apenas a natureza, mas as pessoas. Chico Mendes continua sendo referência global porque mostrou que não existe floresta viva sem justiça para quem vive nela”, afirmou.
Princesa Esmeralda da Bélgica afirmou sentir-se honrada ao dialogar com o legado do seringueiro/Foto: Reprodução
Para Princesa Esmeralda, COP30 precisa ser ‘a COP da ação’, e não apenas de discursos
A Princesa Esmeralda afirmou que espera que a COP 30 marque uma virada concreta na implementação de políticas climáticas, com foco em justiça ambiental. Segundo ela, não basta reconhecer os problemas: é necessário agir para garantir condições de vida digna diante da crise global.
“Espero que esta seja uma COP de ação finalmente e não apenas de boas palavras. Nós precisamos avançar por justiça climática e justiça para os povos. Chegou o momento de finalmente movermos para frente”, finalizou.
