Mulher dá à luz em casa após ser liberada da maternidade em Cruzeiro do Sul

O parto foi realizado com a ajuda de duas irmãs da gestante. A recém-nascida, batizada como Ísis Valentina, nasceu com o cordão umbilical enrolado

Uma moradora do bairro São José, em Cruzeiro do Sul, viveu momentos de tensão na manhã desta terça-feira (4), após dar à luz em casa, poucas horas depois de ter sido liberada da Maternidade do município.

Maria Antônia Silva de Souza, de 26 anos, havia passado a noite anterior na unidade de saúde, onde ficou em observação com quatro centímetros de dilatação. Segundo a família, o médico recomendou que ela retornasse para casa até que o trabalho de parto avançasse.

Durante a manhã, as contrações se intensificaram e os familiares decidiram chamar um carro de aplicativo para levá-la novamente à maternidade. No entanto, antes que o veículo chegasse, o parto aconteceu de forma inesperada, dentro da residência.

“Ela dormiu na maternidade, estava com quatro centímetros de dilatação, e o médico mandou ela ir pra casa. Quando as dores aumentaram, chamamos um carro de aplicativo, mas antes que ele chegasse, o bebê nasceu. O cordão umbilical estava enrolado no pescoço, e ela correu risco”, relatou a irmã, Maria Elisângela Silva de Souza.

O parto foi realizado com a ajuda de duas irmãs da gestante. A recém-nascida, batizada como Ísis Valentina, nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço e apresentou marcas na cabeça provocadas pela compressão.

Cerca de 45 minutos após o nascimento, uma ambulância chegou ao local e conduziu mãe e filha de volta à maternidade para receber os cuidados médicos necessários.

Este foi o terceiro parto de Maria Antônia, que mora com a família no bairro São José. Os parentes registraram em vídeo o momento do nascimento, que terminou bem, apesar do susto.

Com informações de Juruá24horas