O Acre se prepara para um fim de semana de tempo instável, com alerta para chuvas intensas e ventos fortes, segundo informações do meteorologista Davi Friale. A previsão, divulgada em seu site, indica que o sábado (22) terá descargas elétricas e até risco de granizo em algumas regiões.

O foco principal, de acordo com o especialista, é o volume de precipitação esperado: Foto/Reprodução
Friale explicou que o dia começará abafado em todo o estado, mas que a chegada de uma fraca onda polar à noite deve provocar um alívio temporário nas temperaturas no domingo, embora não se trate de uma friagem formal.
O foco principal, de acordo com o especialista, é o volume de precipitação esperado. Algumas áreas podem registrar entre 80 e 130 milímetros de chuva, suficiente para gerar alagamentos repentinos, transbordamento de córregos, queda de árvores e danos em estruturas frágeis.
As regiões mais vulneráveis são o centro do estado e o Vale do Juruá, onde também há risco de temporais. Já em Rio Branco e no Vale do Acre, o domingo deve ter início com pancadas de chuva, mantendo o clima mais ameno.
Friale ainda alerta que a instabilidade tende a se prolongar durante a semana seguinte. O nível dos rios deve subir, especialmente o rio Acre, embora, neste momento, não haja alerta de risco extremo.
Diante das condições, a recomendação é que moradores de áreas propensas a alagamentos se mantenham atentos às mudanças climáticas e evitem se expor durante tempestades, em especial próximos a igarapés, árvores ou estruturas metálicas.