Marina diz que caberá ao governo operacionalizar fundo climático anunciado por Lula

Ministro afirmou que iniciativa usará lucro da exploração do petróleo para financiar transição energética. Proposta foi apresentada na Cúpula de Líderes, em Belém

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que “caberá ao governo” colocar em prática o fundo anunciado pelo presidente Lula com lucros da exploração do petróleo para financiar a transição energética.

O presidente afirmou durante uma das sessões da Cúpula de Líderes, em Belém, que o Brasil vai estabelecer um fundo com recursos do lucro da exploração de petróleo para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover justiça climática.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente/Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR

Questionada por jornalistas nos corredores do Centro de Convenção que recebe a Cúpula de Líderes, Marina disse que o presidente não só está propondo o modelo para o mundo, mas que quer fazer isso no Brasil, liderando pelo exemplo.

A ministra afirmou que “agora é dar concretude ao que o presidente anunciou”. E ponderou que “são processos complexos” considerando o aprendizado que houve com as discussões sobre os recursos do pré-sal.