O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, destacou nesta quarta-feira (5) que o café do Acre já entrou definitivamente na rota da produção mundial, impulsionado pela qualidade e pelo esforço conjunto entre governo, produtores e instituições de pesquisa.
A declaração foi feita durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte (MG), o maior evento do setor na América Latina, que reúne produtores, investidores e compradores de várias partes do mundo.

Jorge Viana diz que café do Acre está na rota da produção mundial por conta da qualidade/Foto: Reprodução
Segundo Viana, o avanço da cafeicultura acreana é resultado direto da união entre diferentes setores e do trabalho de inovação tecnológica aplicado à Amazônia. Ele lembrou que o robusta amazônico, variedade cultivada no estado, foi desenvolvido pela Embrapa em Rondônia e hoje é símbolo de uma produção sustentável e de alta qualidade.
“Estamos fazendo no Acre algo que deveria ser exemplo para o país. Quando governo, produtores e técnicos se unem para fazer as coisas, dá certo. Até algum tempo atrás, a gente não tinha técnica para plantar café na Amazônia. Foi desenvolvido pela Embrapa o robusta amazônico, e os produtores começaram a plantar no Acre. Hoje, o estado já está no mapa do café pelo sabor do seu produto”, afirmou.
O presidente da Apex ressaltou ainda que a cadeia produtiva do café deve continuar crescendo, gerando mais emprego e renda para as famílias rurais acreanas.
“A cadeia produtiva do café vai empregar cada vez mais gente, mais pessoas vão produzir, e o Acre já está no mapa do café pelo sabor do café acreano. Isso é o que é bacana — vai de Cruzeiro do Sul, passando por Mâncio Lima, Assis Brasil, Acrelândia e Rio Branco”, completou.
Viana também destacou o trabalho da ApexBrasil em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) na promoção do café brasileiro no exterior. Ele afirmou que o Acre e Rondônia estão entre os estados apoiados pela agência para expandir as exportações e conquistar novos mercados.
“Nós, da Apex, temos um convênio com a BSCA para promover o café do Brasil inteiro, incluindo o Acre e Rondônia, no Brasil e no mundo. Essa é a parte que me cabe: ajudar o Acre, porque onde eu estou, sempre levo comigo essa paixão que temos pelo nosso estado”, declarou.
O Acre participa da Semana Internacional do Café com quatro produtores disputando o prêmio Coffee of the Year, um estande de 100 metros quadrados que exalta a floresta amazônica e uma delegação com quase 100 produtores. O evento tem confirmado o protagonismo do café robusta amazônico, que vem conquistando reconhecimento nacional e internacional pela sua qualidade e origem sustentável.