O acontecimento é histórico e pode trazer diversas informações importantes sobre esses animais em um futuro próximo
Duas organizações registraram pela primeira vez, em vídeo, o nascimento de uma orca na natureza, no dia 2 de novembro de 2025, na costa de Skjervøy, no norte da Noruega.
Detalhes desse momento histórico
- No momento, havia pelo menos seis barcos de observação na região, quando foi possível perceber algo incomum em um grupo de orcas — principalmente fêmeas e juvenis que nadavam perto da ilha de Laukøya.
- Para não atrapalhar o momento, algumas embarcações deixaram o local. No entanto, as organizações Norwegian Orca Survey (Pesquisa Norueguesa de Orcas) e Orca Channel, especializadas nesse tipo de animal, utilizaram drones e sensores acústicos para acompanhar o parto.
- Inicialmente, chegou-se a cogitar que o grupo estava em sofrimento e que havia o corpo de um filhote morto no local. Todavia, as imagens obtidas pelo drone da Norwegian Orca Survey mostraram que ele estava vivo, mas com alguma dificuldade para nadar.

Leia mais:
- Orcas e tubarões-brancos são flagrados duelando. Quem levou a melhor?
- Para que servem as manchas das orcas? A ciência responde
- Orcas surpreendem criando ferramentas para higiene com algas marinhas
Postagem da Norwegian Orca Survey sobre o fato

Link para a postagem
A Orca Channel também postou algumas imagens do acontecimento
“Testemunhamos o último esforço com a chegada do filhote ao mundo. Depois que todo o grupo se reuniu, eles ficaram extremamente ativos e formaram um círculo protetor ao redor do filhote. Pareciam bastante enérgicos perto do filhote”, escreveu a organização no Facebook.
A importância do registro
Nascimentos de orcas já foram gravados antes, mas apenas em ambientes restritivos, os quais não contribuem muito para informações sobre o comportamento natural desse animal. Por isso, a filmagem de 2 de novembro de 2025, em plena natureza, é extremamente importante.
A Norwegian Orca Survey afirmou que pretende recolher todos os dados disponíveis e planeja publicar a documentação completa como um artigo científico em um futuro próximo.
