Juruá Informativo

GTA VI: game é adiado novamente pela Rockstar, que vive onda de demissões e protestos

GTA VI: game é adiado novamente pela Rockstar, que vive onda de demissões e protestos

No fim da tarde desta quinta-feira (6), a Rockstar Games, produtora da franquia de jogos GTA, informou, em postagem no X, que vai precisar adiar, novamente, o lançamento de GTA VI.

Originalmente, o game — cujo antecessor, GTA V, foi lançado há 12 anos — estava previsto para a primavera estadunidense de 2025, depois, foi adiado para 26 maio de 2026, mas a empresa realizou novo adiamento.

Pôster de GTA VI
Game será o primeiro da franquia a ter protagonista feminina (Imagem: Divulgação/Rockstar)

Qual será a nova data de GTA VI?

Pedimos desculpas por adicionar mais tempo ao que entendemos ser uma grande espera, mas esses meses adicionais permitirão terminar o jogo com um nível de polimento que vocês esperam e merecem“, explica, brevemente, a Rockstar.

Hi everyone,

Grand Theft Auto VI will now release on Thursday, November 19, 2026.

We are sorry for adding additional time to what we realize has been a long wait, but these extra months will allow us to finish the game with the level of polish you have come to expect and… pic.twitter.com/yLX9KIiDzX

— Rockstar Games (@RockstarGames) November 6, 2025

Ainda nesta quinta-feira (6), Zelnick falou à Variety antes do anúncio. “Neste caso, é claro, estamos buscando lançar o título mais extraordinário que alguém já viu na história do entretenimento. É uma tarefa árdua. E, neste caso, a Rockstar Games acredita que um tempo adicional limitado é necessário para o aprimoramento, a fim de alcançar essa meta”, explicou.

Leia mais:

Jogo sairá, primeiramente, para PS5 e Xbox Series X; não há previsão para PCs (Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock)

Demissões e problemas sindicais

O adiamento vem em momento complicado para a Rockstar, que demitiu entre 30 e 40 funcionários alocados no Reino Unido. Ainda assim, a Take-Two alega que os dois eventos não têm qualquer ligação.

Outra questão que vem deixando os executivos da produtora de jogos com dores de cabeça é uma acusação do Sindicato Independente dos Trabalhadores da Grã-Bretanha (IWGB, na sigla em inglês), que alega que a empresa realizou as demissões em manobra “anti-sindical“.

“A Rockstar acaba de realizar o ato mais flagrante e implacável de repressão sindical na história da indústria de jogos. Esse desprezo descarado pela lei e pela vida dos trabalhadores que geram bilhões para a empresa é um insulto aos seus fãs e à indústria global”, pontuou.

Em resposta, a empresa afirmou, na quarta-feira (5), que os colaboradores demitidos “foram flagrados distribuindo e discutindo informações confidenciais em um fórum público, uma violação das políticas da empresa” e que as reduções “não têm nenhuma relação com o direito das pessoas de se sindicalizarem ou participarem de atividades sindicais”.

Nesta quinta-feira (6), um porta-voz da Take-Two declarou que “esses dois assuntos são completamente distintos e já apresentamos as razões para cada um. E acho que misturá-los não só seria enganoso, como também seria um grande erro. Portanto, são duas questões totalmente separadas”.

Novo game da franquia sofre com vazamentos há cerca de três anos (Imagem: Hamara/Shutterstock)

O mais caro da história?

A franquia GTA, que conta com sete títulos principais e quatro pacotes de expansão, é uma das maiores no mundo dos games, e GTA VI está em desenvolvimento há mais ou menos o mesmo tempo que seu antecessor tem de vida.

Nesse período, foi alvo de vazamento de informações e imagens feitos por um hacker, o que obrigou a Rockstar a dar algumas informações sobre o enredo. Além disso, a produtora liberou dois teasers (este e este), além de uma loja que vazou a possível data de lançamento.

Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Sair da versão mobile