Limitações ocorrem pela alta demanda de utilização das plataformas para a geração de imagem e vídeo, respectivamente

O Nano Banana foi desenvolvido pelo Google para criar imagens, já o Sora é voltado à geração de vídeos (Imagens: Danilo Oliveira/Olhar Digital e Tada Images/Shutterstock)

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Tudo sobre Google

De acordo com o site The Verge, o Google e a OpenAI reduziram o limite de criação de suas ferramentas Nano Banana e Sora por conta da demanda excessiva dos usuários. 

Restrição no Nano Banana Pro

Segundo as informações, a utilização da versão gratuita do Nano Banana Pro, que foi lançada na quinta-feira (20) deste mês, foi restringida a apenas duas gerações de imagens por dia.

Vale destacar que, anteriormente, o limite estava estabelecido em três imagens. Segundo o 9to5Google, existe a possibilidade de os limites mudarem com frequência e “sem aviso prévio”, o que é normal depois de lançamentos populares.

De acordo com a 9to5Google, a big tech também vem restringindo o acesso à versão gratuita do Gemini 3 Pro. Não há informações sobre o possível novo limite.

Leia mais:

Limitação no Sora

Bill Peebles, chefe da Sora na OpenAI, afirmou nesta sexta-feira (28), por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), que estão estabelecendo limites de utilização para usuários gratuitos da ferramenta. Agora, são possíveis apenas 6 gerações por dia.

O executivo explicou que as GPUs do sistema estão sobrecarregadas e que a empresa precisa garantir a utilização da ferramenta para o máximo de pessoas. “Os limites para usuários do ChatGPT Plus e Pro permanecem inalterados”, destacou Peebles. 

we’re setting usage limits for free users to 6 gens/day. chatgpt plus and pro users have unchanged limits, and everybody can purchase additional gens as needed. our gpus are melting, and we want to let as many people access sora as possible!

— Bill Peebles (@billpeeb) November 28, 2025

Além disso, quem tiver necessidade, pode pagar e adquirir gerações adicionais. Isso inclusive já havia sido destacado por ele em uma postagem anterior, no dia 28 de outubro, quando a OpenAi lançou a possibilidade de comprar gerações extras no Sora.

we are launching the ability to buy extra gens in sora today. we are doing this for two main reasons:

first, we have been quite amazed by how much our power users want to use sora, and the economics are currently completely unsustainable. we thought 30 free gens/day would be…

— Bill Peebles (@billpeeb) October 30, 2025

Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.