Ícone do site Juruá Informativo

Flotilha Yaku Mama chega à COP30 com integrantes de etnias indígenas

flotilha-yaku-mama-chega-a-cop30-com-integrantes-de-etnias-indigenas

Flotilha Yaku Mama chega à COP30 com integrantes de etnias indígenas

Integrantes de várias etnias indígenas do Brasil e de outros países chegaram nesse domingo (9) a Belém com a Flotilha Amazônica Yaku Mama. As embarcações saíram das geleiras andinas na cidade de Coca, no Equador, no dia 16 de outubro, e navegaram por 3.000 km durante quase um mês de travessia, passando por Peru, Colômbia e finalmente a Região Norte do Brasil, trazendo consigo as vozes e demandas dos povos amazônicos.

São representações de nove países: Guatemala, México, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Brasil, Indonésia e Escócia. O grupo já está na aldeia COP30, na Universidade Federal do Pará.

A escolha da rota da flotilha Yaku Mama, ou ‘Mãe D’água’, buscou estrategicamente fazer o trajeto inverso dos colonizadores. Em 1541, uma expedição colonial liderada por Francisco de Orellana saiu de Quito, no Equador, e chegou até o que hoje conhecemos como Rio Amazonas.

Nesta COP30, que começa hoje em Belém do Pará, o protagonismo indígena nas discussões ambientais será grande. A estimativa é que pelo menos 3.000 integrantes de várias etnias indígenas do Brasil e de outros países estejam presentes no evento, sendo mil participantes das negociações oficiais.

A presença indígena tem crescido nas conferências do clima. Em 2022, durante a COP27 no Egito, foi inaugurado o primeiro pavilhão exclusivo para povos originários. No ano seguinte, em Dubai, essa participação cresceu ainda mais, com a comunidade internacional reconhecendo o papel dos povos originários na preservação ambiental e no enfrentamento das mudanças climáticas.

As discussões previstas para o encontro em Belém vão incluir temas como fim da extração de combustíveis fósseis na Amazônia, financiamento climático e justiça climática, abordando o impacto social e a proteção de populações vulneráveis de florestas tropicais. No mundo, existem cerca de 476 milhões de pessoas indígenas e quase 40% das florestas intactas do planeta estão justamente nos territórios indígenas.

Sair da versão mobile