“Está descartado”, diz Aberson sobre possibilidade de concorrer cargo nas Eleições 2026

O gestor também reconheceu que seu nome tem sido lembrado por causa dos resultados obtidos à frente da Secretaria de Educação, mas reiterou que não pretende disputar mandatos

Durante entrevista ao Em Cena, o podcast do ContilNet, o secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, também comentou sobre as especulações envolvendo uma possível candidatura nas eleições de 2026. Nos bastidores, há quem aposte que ele poderia disputar uma vaga na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Aberson negou a intenção de concorrer a qualquer cargo eletivo no próximo pleito e afirmou que seu foco continuará sendo o fortalecimento da educação pública estadual.

Aberson em entrevista ao Em Cena, do ContilNet/Foto: ContilNet

“Quero falar para você que está nos assistindo: o Aberson será candidato, em 2026, a continuar fazendo um trabalho pela Educação. Acho que ainda não fechamos um ciclo. Precisamos colocar o sistema para funcionar, dar continuidade a esse processo. Temos resultados significativos que ainda vamos colher. Não digo que nunca beberei dessa água — a vida sempre pode nos colocar em situações inesperadas —, mas não é o meu projeto, não está no meu planejamento. Apesar de ser um apaixonado pela política, estarei, sim, nas eleições, mas nos bastidores: articulando, coordenando e ajudando. Sinto-me muito confortável nessa posição”, afirmou.

O gestor também reconheceu que seu nome tem sido lembrado por causa dos resultados obtidos à frente da Secretaria de Educação, mas reiterou que não pretende disputar mandatos.

“É fato que, pelo trabalho e pelos resultados que temos alcançado, muitos dizem: ‘É a tua vez, bora lá’. Mas eu não encaro isso como uma vaidade pessoal nem como necessidade de ter um mandato. Essa não é a construção que faço. Eu faço política por vocação e por paixão, e fazer política não significa, necessariamente, ser candidato. Você pode atuar de várias formas. Então, 2026 está descartado”, concluiu.