O secretário de Agricultura do Acre, Luis Tchê, foi aplaudido após seu discurso na abertura da Semana Internacional do Café (SIC), realizada nesta quarta-feira (5), em Belo Horizonte (MG).
Durante a fala, Tchê fez questão de enaltecer a delegação acreana formada por quase 100 produtores de café presentes no evento. Ele destacou que a compensação pela preservação das florestas no Acre vem justamente da produção local, conduzida pelos produtores, a quem chamou de “verdadeiros ambientalistas”.
Tchê lembrou ainda que o Acre possui atualmente cerca de 1 mil hectares cultivados com café | Foto: Ingrid Kelly/Secom
“O Acre tem 16 milhões e 400 mil hectares, com 84% de floresta nativa. Eu estou aqui por causa dos nossos produtores e produtoras rurais. Eles são os verdadeiros ambientalistas do nosso estado, os que cuidam da nossa floresta. Cuidar da floresta tem um custo muito alto. A Semana Internacional do Café, para nós, foi uma verdadeira transformação. O nosso café robusta amazônico, depois do QualiCafé, ganhou o mundo, porque a compensação pela floresta preservada vem da nossa produção”, disse.
Tchê lembrou ainda que o Acre possui atualmente cerca de 1 mil hectares cultivados com café, e que o produto se destaca pela qualidade. Ele também mencionou as dificuldades de produção impostas pelo clima local.
“É muita chuva e muita seca. E para produzir café é preciso de água. Por isso, estamos construindo depósitos no estado”, explicou.
Ao final do discurso, o secretário foi aplaudido por uma plateia composta por autoridades, produtores e especialistas em cafeicultura.
Tchê também deve participar como palestrante em um dos painéis da Semana Internacional do Café, programado para o último dia do evento, na sexta-feira (7).
