É nesta quarta-feira (5) que o céu vai brilhar com a maior e mais intensa superlua de 2025. O fenômeno poderá ser observado em todo o Brasil e em várias partes do mundo, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.
Fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil; Lua estará até 30% mais luminosa por estar em seu ponto mais próximo da Terra/Foto: Reprodução
Segundo o Observatório Nacional, esta é a segunda e penúltima superlua do ano — e também a mais impressionante. O termo é usado para descrever o momento em que a Lua cheia coincide com o perigeu, ponto em que o satélite natural está mais próximo da Terra, fazendo com que pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.
A melhor hora para observar será no início da noite. Em São Paulo, a Lua deve aparecer por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28. Não é necessário nenhum equipamento especial — a olho nu, o espetáculo já será deslumbrante.
“Quando a Lua cheia ocorre próxima ao perigeu, chamamos de superlua. Essa proximidade faz com que ela esteja a menos de 360 mil quilômetros da Terra, o que explica seu brilho acentuado”, explica o astrônomo Helio J. Rocha-Pinto, diretor do Observatório do Valongo da UFRJ.
De acordo com o calendário astronômico, 2025 terá três superluas: a primeira foi em 6 de outubro, a de hoje acontece em 5 de novembro e a última está prevista para 4 de dezembro — encerrando o ano com mais um espetáculo celestial.
