O volume de água do Rio Acre voltou a chamar atenção nesta segunda-feira (10). De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, da Defesa Civil Estadual, o manancial apresentou um aumento expressivo de cerca de cinco metros na região de Aldeia dos Patos, localizada acima do município de Assis Brasil, na fronteira com o Peru.
O registro foi feito nas primeiras horas da manhã e acendeu o sinal de alerta para as equipes de monitoramento. Segundo o tenente-coronel, a elevação deve refletir em outras cidades do estado, incluindo Rio Branco, dentro de um período de até 72 horas.
“Esse aumento aconteceu na parte mais alta da bacia do Rio Acre, próximo à divisa com o Peru. Lá o rio subiu aproximadamente cinco metros. explicou Falcão.
Mesmo com o volume significativo, o oficial destacou que a água não chegará à capital com a mesma força. “Vai aumentar o nível, sim. Nós não conseguimos precisar com exatidão o quanto que aumenta o nível, mas em torno de um metro aproximadamente pode alcançar esse aumento durante esse percurso”, completou.
A estimativa é de que a elevação alcance cerca de um metro na capital acreana entre a noite de quarta-feira (12) e a quinta (13). A Defesa Civil segue acompanhando o comportamento do rio e reforça que, por enquanto, não há risco de transbordamento.

