Ícone do site Juruá Informativo

COP30 debate o futuro no Dia Mundial da Criança, comemorado hoje

cop30-debate-o-futuro-no-dia-mundial-da-crianca,-comemorado-hoje

COP30 debate o futuro no Dia Mundial da Criança, comemorado hoje

Criado há mais de 70 anos, o “Dia Mundial da Criança” está sendo lembrado nesta COP30. Segundo o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, o caos climático que o mundo vive é um dos maiores riscos para o futuro, ou seja, para as crianças de hoje.

Segundo a ONU, 1 bilhão de crianças vivem em risco extremo no mundo, e quase 6 milhões na América Latina correm o risco de entrar em situação de pobreza até 2030, chegando a 18 milhões no pior cenário.

Uma delas é Mariah, de apenas 13 anos. Ela veio de Porto Alegre para participar da COP30 em Belém, pois tem muito o que cobrar e contribuir com as negociações.

“Que deveria ter também um espaço para as crianças debaterem o que elas acham junto com os adultos. Até porque não é só os adultos que vivem nesse mundo, as crianças também. E como a gente diz, as crianças é o presente e o futuro, para que a geração de outras crianças vão vindo e vão compartilhando suas vivências também. A gente quer um mundo melhor para essas crianças do futuro. A gente quer um mundo melhor para nós”.

Macelly Silva, de 18 anos, é indígena de Manaus e representa o bioma amazônico. Ela também cobra mais participação e resultados na Conferência do Clima.

“Então eu acho que essas crianças que cresceram nas aldeias e os indígenas, adolescentes, eu acho que eles ensinariam bastante. Eu participo um pouquinho dessa mudança climática, não só eu, de outros estados também, só que a gente sofre mais com a seca. Então eu espero que melhor e bastante, porque tem muitas pessoas que sofrem com as mudanças climáticas”.

Nesta COP30, o Instituto Alana trabalhou para colocar a infância mais próxima do centro das negociações climáticas. O gerente do instituto, João Paulo Amaral afirma que o tema das crianças está cada vez mais presente nas Conferências do Clima. Mas segundo ele, a COP30 ainda precisa deixar um legado.

“Nas metas, inclusive, as metas dos países contemplem significativamente mesmo a proteção das crianças, financiamento climático, só temos 2,4% de financiamento climático que tem alguma diretriz ou menção a crianças e jovens. Então, quando a gente tiver uma decisão robusta, de fato, aí é que a gente consegue dizer que esse é um legado que realmente entregamos à COP das crianças, né?”

Mais de 40 crianças e adolescentes estiveram em momentos importantes da COP30, como o Diálogo de Alto Nível com autoridades políticas sobre Crianças e Clima, na Blue Zone, realizado na última segunda (17). No último sábado (15), crianças e famílias participaram da Marcha Global pelas ruas de Belém, em defesa da justiça climática.

Também foi lançada a “Declaração da COP das Crianças”, ao lado de mais de 70 autoridades.

Sair da versão mobile