Ícone do site Juruá Informativo

COP 30 entra na fase política com agenda europeia em Belém

cop-30-entra-na-fase-politica-com-agenda-europeia-em-belem

COP 30 entra na fase política com agenda europeia em Belém

A segunda e última semana da COP 30, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, em Belém, traz a promessa de “decisões políticas” importantes.

Após a conclusão da primeira fase de negociações, considerada mais “técnica”, a Conferência deve ter participação mais ativa, com representantes da União Europeia (UE), para efetivar as negociações do Acordo de Paris, junto com a sociedade civil e cientistas, e alcançar ações concretas.

O Comissário Europeu para o Clima deve trabalhar com a Presidência do Conselho da UE, e com os Estados-Membros, para garantir que a COP 30 avance no cumprimento das metas do Acordo de Paris.

A programação da delegação europeia começa nesta segunda-feira (17), com a apresentação de um Relatório Global sobre a situação do gás metano.

A UE também deve trabalhar no plano de Contribuição Nacionalmente Determinada, que prevê a redução das emissões de gases de efeito estufa em mais 66%, até 2035, em relação aos níveis de 1990.

Criação de área de proteção ambiental

Na agenda da terça-feira (18), por exemplo, está a discussão sobre “Oceano e Vida Marinha”.

A Rede Pró-Unidade de Conservação e a coalizão SOS Oceano deve intensificar a campanha pela criação de um Parque Nacional Marinho do Albardão e da Área de Proteção Ambiental do Albardão, sul do Rio Grande do Sul.

A proposta, conduzida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), criaria um mosaico de proteção de 1,6 milhão de hectares, abrigando habitats críticos para espécies ameaçadas de extinção.

Sair da versão mobile