Como é a participação de Lindemberg Alves, do caso Eloá, em Tremembé

Dois lançamentos recentes estão movimentando o universo do true crime no Brasil: a série Tremembé, do Prime Video, e o documentário Caso Eloá: Refém ao Vivo, da Netflix. Apesar de estilos diferentes, a primeira dramatiza a rotina no presídio de Tremembé e a segunda revisita o sequestro de Eloá Pimentel, as duas produções contam com um personagem em comum: Lindemberg Alves.

Lindemberg é o homem que sequestrou e matou a ex-namorada, Eloá Pimentel, em 2008. Condenado inicialmente a 98 anos, a pena do criminoso foi reduzida para 39 anos em 2013. Ele cumpre a pena na Penitenciária de Tremembé.

1 de 6

Elenco de Tremembé

Divulgação/Prime Video

2 de 6

O jornalista, escritor e pesquisador Ullisses Campbell, um dos roteiristas de Tremembé

Reprodução/Instagram @ullissescampbell

3 de 6

Marina Ruy Barbosa interpretou Suzane von Richthofen na série Tremembé

Divulgação/Prime Video; Reprodução

4 de 6

Marina Ruy Barbosa, Leticia Rodrigues e Carol Garcia em Tremembé

Divulgação/Prime video

5 de 6

Daniel (Felipe Simas) e Cristian Cravinhos (Kelner Macêdo) – Tremembé

Divulgação/Prime Video

6 de 6

Suzane (Marina Ruy Barbosa), Ana Carolina Jatobá (Bianca Comparato), Elize (Carol Garcia) e Sandrão (Letícia Rodrigues) em Tremembé

Divulgação/Prime Video

Em Tremembé, série que foi baseada nos livros do jornalista Ulisses Campbell, Lindemberg é interpretado por Edu Rosa e tem uma breve participação durante o terceiro episódio.

Na cena em questão, o criminoso aparece ao lado de Gil Rugai, homem condenado por matar o pai e a madrasta, e ambos são convidados por Acir Filló para dar uma entrevista para compor o livro que o jornalista e ex-prefeito condenado por fraudes e corrupção  estava escrevendo sobre os detentos.

Após o convite, Lindemberg busca orientação de Pimenta Neves, ex-diretor de jornal condenado por matar a namorada, e o questiona se deveria aceitar o convite de Acir para participar do livro. “Fala, melhor você falar do que deixar que falem de você”, aconselha ele na série.

Trecho da série Tremembé que mostra o ator Edu Rosa como Lindemberg Alves na série Tremembé
Lindemberg Alves, do caso Eloá, em Tremembé

Na vida real, o depoimento de Lindemberg é um dos que integra o livro Diário de Tremembé, que chegou a ser publicado e causou um escândalo na época. A obra continua proibida de circular por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que manteve a censura definida em primeira instância em 2019.

Leia também

Lindemberg Alves com mais destaque em Tremembé?

Apesar de Tremembé não ter sido renovada para uma segunda temporada, o escritor Ullisses Campbell, que também atuou como roteirista da série, revelou em entrevista ao Metrópoles que a história de Lindemberg poderia ser explorada mais a fundo em uma eventual sequência.

Segundo Ullisses, alguns personagens foram inseridos de forma estratégica, justamente para abrir caminho para novos episódios. “A gente guardou alguns personagens para caso haja uma continuação, mas não tem nada certo”, contou.

Entre os nomes citados por ele estão figuras conhecidas do noticiário policial, como Pimenta Neves, Gil Rugai, e Lindemberg Alves, responsável pelo sequestro de Eloá. Todos aparecem de forma discreta na primeira temporada, o que, segundo o autor, não é coincidência.

Veja a entrevista na íntegra