A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) encerrou, neste sábado (8), as atividades da 25ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (COISP), e da 13ª edição voltada ao interior, com uma grande operação conjunta nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Realizado entre os dias 3 e 8 de novembro de 2025, o curso reuniu 45 agentes de diferentes instituições, entre elas o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron). O objetivo foi promover um ciclo intensivo de capacitação voltado ao fortalecimento da integração entre as forças e à melhoria das ações de combate à criminalidade.
O encerramento do COISP foi marcado por uma mega operação integrada nas áreas urbanas e periféricas das três cidades, com foco no reforço do policiamento, patrulhamento ostensivo e cumprimento de mandados de prisão, baseados em informações de inteligência e análise criminal.
Durante a ação, 186 pessoas foram abordadas, 16 motocicletas fiscalizadas, 11 veículos revistados e cinco foragidos da Justiça presos. Mais de 100 agentes participaram da operação, entre alunos do curso e efetivos locais, com o apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar.
De acordo com a Sejusp, o COISP tem como principal missão fortalecer a integração entre as forças de segurança e aprimorar o trabalho conjunto no enfrentamento à criminalidade.
“A operação é o resultado prático de uma semana intensa de treinamentos. Cada agente sai daqui mais preparado e com um compromisso renovado com a segurança da população acreana”, destacou o Capitão Thales Campos, coordenador do curso e subcomandante da Polícia Militar.
A Secretaria informou ainda que novas operações integradas devem ocorrer nos próximos meses, com foco na repressão qualificada e na prevenção de crimes em todo o estado.