Chico Bento viraliza em animação vertical e mostra força do novo formato

As séries curtas de até dois minutos, produzidas especialmente para telas verticais, vivem um momento de forte crescimento no mundo — e o Brasil faz parte desse movimento. Além dos microdramas que viralizaram na Ásia e nos Estados Unidos, produções nacionais também vêm explorando o formato e encontrando grande alcance nas redes.

Entre elas está Cortes do Chico, animação inspirada no universo rural de Maurício de Sousa, que conquistou o público sobretudo no TikTok, onde a primeira temporada, com dez episódios, ultrapassou 180 milhões de visualizações.

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Série animada no Chico Bento conquista fãs no formato vertical e abre portas para outros personagens

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Série animada no Chico Bento conquista fãs no formato vertical e abre portas para outros personagens

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Série animada no Chico Bento conquista fãs no formato vertical e abre portas para outros personagens

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A série Cortes do Chico, inspirada na turminha rural do criador da Turma da Mônica, conquistou o carinho dos internautas em especial no TikTok, onde a primeira temporada de dez episódios alcançou mais de 180 milhões de visualizações.

“Chico Bento está no imaginário de várias gerações de brasileiros, mas já fazia tempo que ele não ganhava um conteúdo em animação”, conta Marina Filipe, diretora de audiovisual da MSP Estúdios, ao Metrópoles. “Então, retomá-lo em animação foi um próximo passo feliz e inevitável.

Os episódios também foram publicados no Instagram, em formato de Reels, e disponibilizados no YouTube, na versão horizontal — que não repetiu o fenômeno do TikTok, mas ainda assim reúne mais de 25 milhões de visualizações.

A animação leva Chico Bento e seus colegas para situações inusitadas dentro da sala de aula, lembrando o clima de Cine Gibi, clássico dos anos 2000. A diferença está no ritmo acelerado e no humor alinhado à linguagem frenética das redes sociais. “Desde o início dos roteiros, percebemos que isso combinava perfeitamente com o Chico”, explica.

“Por mais disruptivo que pudesse parecer no início, logo que começamos a trabalhar no desenvolvimento dos roteiros, ficou muito claro que o plano caía como uma luva para o Chico”, destaca Marina.

@chicobento Você sabia que o Ataliba é um galo de muitas palavras? Acho que a Professora Marocas não! #CortesdoChico #ChicoBento ♬ som original – Chico Bento

“Ele sempre teve humor como base de sua essência e um carisma muito forte, então a adaptação para essa linguagem foi natural. Quando inserimos os personagens num ambiente escolar que dialoga com crianças e com ex-crianças, a fórmula de sucesso estava criada.”

O sucesso de Chico Bento no formato pode ser inclusive um sinal verde para que outros personagens do universo de Maurício de Sousa possam ganhar animações próprias para as redes. “Já temos evidências de que o Chico funciona nesse formato e, sim, estamos de olho nisso”, conta a porta-voz do estúdio.

“O vertical é um convite a pensarmos fora da caixa. As novas gerações consomem conteúdo massivamente em dispositivos verticais. Se queremos estar onde nosso público está, precisamos trabalhar nossos conteúdos nos formatos e linguagens que os atendam, que cheguem até eles”, declara.

Outras produções na vertical

Nos últimos anos, as produções verticais vêm ganhando força ao redor do mundo, em especial após a popularização do formato em séries chinesas. Depois de conquistar milhares de espectadores, o formato dos microdramas foi exportado para o mundo, inclusive no Brasil.

Plataformas focadas no formato, como o ReelShort, que acumula mais de dois bilhões de visualizações em dezenas de países, já foram descritas como “a próxima grande oportunidade de Hollywood” pela revista Variety.

A ReelShort, por exemplo, também passou a investir em produções próprias focadas para o público local, como A Vida Dupla do Meu Marido Multimilionário e De Volta Ao Jogo.

“Acreditamos que o formato vertical é o futuro da TV e do streaming e essas produções refletem essa evolução natural do entretenimento”, contou o ator e diretor Vincenzo Richy em entrevista recente ao Metrópoles. “Estamos não apenas acompanhando uma tendência mundial, mas ajudando a moldá-la com nossa identidade cultural única”, afirmou

Os microdramas são um grande investimento não só em termos de público, mas também quando levado em conta o tempo de produção. Em cerca de dez dias, é possível finalizar uma temporada inteira com mais de 50 episódios.

“Para o formato, esse ritmo funciona bem”, comentou a atriz Anna Rita Cerqueira, que esteve no elenco da série vertical De Volta ao Jogo. “Claro que cada produção pode encontrar seu próprio equilíbrio, mas vejo a intensidade como parte do diferencial desse tipo de projeto”, detalhou.