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Tudo sobre Inteligência Artificial
O LinkedIn deu mais um passo na integração da inteligência artificial à sua plataforma. Agora, o recurso ganhou uma versão turbinada com IA para ajudar os usuários a localizar pessoas de forma mais natural e eficiente.
A novidade promete simplificar o processo de conexão e descoberta, facilitando a busca por profissionais, investidores e especialistas sem depender de filtros complexos ou palavras exatas, explica o TechCrunch.

Uma busca realmente inteligente no LinkedIn?
Durante anos, encontrar alguém no LinkedIn exigia paciência: era preciso combinar termos e filtros para obter o resultado certo. Agora, basta digitar uma frase em linguagem natural, como “encontre um profissional com experiência em SAP na região de São Paulo”, e os melhores resultados aparecem rapidamente.
O novo recurso entende o contexto e entrega resultados mais precisos, mesmo sem títulos exatos ou descrições específicas.
A nova busca de pessoas com inteligência artificial foi projetada para ser o caminho mais rápido para a pessoa que pode te ajudar.
Rohan Rajiv, diretor sênior de gerenciamento de produtos do LinkedIn, ao TechCrunch.

Um passo além dos filtros tradicionais
A ferramenta com IA começou com vagas de emprego, lançadas para membros dos Estados Unidos no início de 2025. Agora, o recurso se estende à busca de pessoas, um dos pilares da rede.
De acordo com o LinkedIn, os testes iniciais mostraram que os usuários estão usando a tecnologia para:
- Encontrar contatos que possam ajudar em novas oportunidades de emprego;
- Expandir negócios e redes profissionais;
- Buscar mentores e especialistas em áreas específicas;
- Impulsionar o desenvolvimento de carreira com conexões estratégicas.
Com isso, a necessidade de conhecer cargos exatos ou aplicar filtros manuais foi eliminada. A IA entende descrições, experiências e relações, economizando tempo e tornando as conexões mais relevantes.

A corrida pela melhor busca
O LinkedIn não é o único a investir em ferramentas inteligentes. Plataformas como Google, Bing e até o Reddit também apostam em IA para transformar a forma como os usuários encontram informações. No entanto, o diferencial da rede profissional é seu vasto banco de dados de conexões e perfis reais — um terreno fértil para recomendações personalizadas, destaca o TechCrunch.
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Rajiv comentou que “ainda estamos no início desta era dos navegadores e de como eles podem ajudar as pessoas”, ressaltando que o LinkedIn pretende adotar políticas mais robustas sobre o uso de seus dados no futuro.
Por enquanto, o recurso com IA está disponível apenas para usuários premium nos Estados Unidos, mas a empresa já confirmou planos de expandi-lo para outras regiões nos próximos meses.
