Black Friday: Amazon é líder em reclamações no Procon-SP; veja o ranking

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O Procon-SP divulgou um balanço parcial de reclamações registradas na plataforma relacionadas às promoções de Black Friday. Desde segunda-feira (24) até esta quinta-feira (27), foram 1.695 queixas. A Amazon é líder entre as empresas que mais receberam reclamações, seguida do Mercado Livre.

Os principais registros são sobre problemas na entrega e pedido cancelado após a finalização da compra.

Logo da Amazon em um smartphone
Amazon foi a empresa mais citadas nas reclamações sobre compras da Black Friday (Imagem: gguy/Shutterstock)

Procon-SP divulga balanço de reclamações na Black Friday

As reclamações divulgadas foram aquelas registradas na plataforma Procon-SP Digital, exclusivamente em relação a itens em promoção na Black Friday.

Todas as queixas são feitas por consumidores do estado de SP ou por intermédio de Procons municipais conveniados.

Do início da semana até esta quinta-feira, foram 1.695 reclamações.

Mercado Livre ficou em segundo lugar no ranking (Imagem: Alison Nunes Calazans/Shutterstock)

Amazon é líder, seguida do Mercado Livre

O ranking de empresas que mais receberam queixas ficou assim:

  • Amazon: 123 reclamações (7,26%);
  • Mercado Livre: 100 reclamações (5,9%);
  • Magazine Luiza / Netshoes / Epoca Cosméticos / MagaluPay / Hub Fintech: 80 reclamações (4,72%);
  • Via / Casas Bahia / PontoFrio / Extra.com.br: 61 reclamações (3,6%);
  • Vivo / Telefônica: 47 reclamações (2,77%).

As empresas agrupadas em um mesmo tópico pertencem ao mesmo grupo comercial.

Os principais problemas registrados são:

  • Não entrega ou demora na entrega: 535 reclamações (31,56%);
  • Pedido cancelado após finalização da compra: 248 reclamações (14,36%);
  • Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado: 173 reclamações (10,21%);
  • Maquiagem de desconto (desconto oferecido sobre o preço do produto não é real): 168 reclamações (9,91%);
  • Oferta não cumprida / venda enganosa / publicidade enganosa: 124 reclamações (7,32%).
black friday online
Neste ano, a Black Friday será realizada em 28 de novembro – mas descontos já começaram (Imagem: style-photography/iStock)

O que dizem as empresas?

O Olhar Digital contatou a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Via e Vivo sobre os casos. A nota será atualizada com o posicionamento das empresas.

A Amazon respondeu reiterando o compromisso com os clientes e citando um momento de alta demanda:

A Amazon reafirma seu compromisso em oferecer aos clientes sempre a melhor experiência possível. A empresa reconhece que, nestes períodos de grande demanda, podem haver inconvenientes. Neste caso, recomendamos que os consumidores entrem em contato conosco pelos canais oficiais para que possamos analisar seus casos. Nossa equipe de atendimento está disponível pelo chat direto no site ou no app, pelo telefone 0800 038 0541 ou pelo e-mail [email protected], e prontos para prestar todo o suporte necessário.

Amazon

O Magazine Luiza também enviou um posicionamento ao OD:

O Magalu, grupo há quase 70 anos no mercado varejista, reforça seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente. A companhia se destaca com um dos maiores índices de solução em portais como Ranking Sindec (PROCONs) e consumidor.gov.br – o que demonstra seu total compromisso com os consumidores. O Magalu mantém índice de solução acima a 80% no Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor -, que demonstra excelência no atendimento aos clientes.

Magalu

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