Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre Android
Tudo sobre Apple
Tudo sobre ChatGPT
A determinação do Banco Central (BC) para liquidação do Banco Master, nesta terça-feira (18), respingou até mesmo nos smartphones. Isso porque o aplicativo do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) fechou o dia como o app mais baixado no Brasil em iPhones e iPads.
A plataforma desbancou aplicações que, tradicionalmente, ficam no topo da lista, como ChatGPT, Gemini, AliExpress, Mercado Livre e Gov.br.

A App Store não indica a quantidade de downloads de determinado aplicativo, mas dados obtidos pelo UOL junto ao Sensor Tower, que faz essa medição, apontam para uma arrancada histórica: até esta segunda-feira (18), o FGC sequer tinha índice suficiente para figurar no ranking. No mês passado, por exemplo, foram menos de cinco mil downloads em todo o mundo.
Mas, após a decisão do BC, o app desbancou ChatGPT — que possui o Brasil como segundo maior mercado — e Gemini. Respectivamente, as inteligências artificiais (IAs) foram baixadas 71 milhões e 26 milhões de vezes em outubro. Um dia antes, eles seguiam como os mais baixados no Brasil.
Gemini e ChatGPT não foram desbancados no Google
- Já na Play Store, loja de aplicativos para Android, a situação é outra;
- O FGC segue distante do topo da lista de mais baixados;
- É que, historicamente, apps dessa categoria — finanças e que envolvem compras internas — costumam ser mais populares nos dispositivos Apple.
Leia mais:
- 5 aplicativos para você organizar sua rotina
- 5 aplicativos que vão te ajudar a parar de procrastinar
- Governo chinês manda remover apps LGBTQIAPN+ da App Store
Espera aí… FGC? Mas o que é isso?
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) nada mais é do que um mecanismo criado pelo BC que garante o pagamento, a investidores, de seus ativos, caso a instituição que as detém falir, for liquidada, etc.
Por isso, a atenção dada ao app do FGC se deu justamente pelo interesse de investidores do Banco Master que querem ser ressarcidos.
Com a decretação da liquidação da instituição, os ativos do banco ficaram indisponíveis. Sendo assim, pessoas que possuem ativos cobertos pelo FGC, como CDBs e LCIs, conseguem receber o valor das aplicações, contanto que esteja dentro do limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.
Mas, para isso acontecer, é o investidor que deve ir atrás, baixando o FGC e realizando o cadastro. Uma vez que o BC decreta falência ou liquidação extrajudicial (como foi o caso) da instituição financeira, outras instituições informam o FGC sobre a lista de credores da financeira com problemas.
O pagamento é feito prioritariamente para pessoas e empresas com cadastro atualizado, mas não existe um prazo para isso. Apesar disso, a média estimada para que isso ocorra é de 30 dias a partir da decretação feita pelo BC. O crédito ocorre em até 48 horas na conta do credor.