Olhar Digital > Pro > Amazon e Microsoft apoiam iniciativa que restringe exportações da Nvidia, diz jornal

As empresas defendem legislação que dá prioridade a solicitações domésticas de processadores avançados antes de exportação dos produtos

Empresas aumentam força para aprovação da lei – Imagens: PJ McDonnell/Shutterstock e bluestork/Shutterstock

Siga o Olhar Digital no Google Discover

De acordo com uma reportagem do The Wall Street JournalMicrosoft e Amazon estão se unindo para apoiar a Lei GAIN (Garantia de Acesso e Inovação para Inteligência Artificial Nacional), que faz parte da Lei de Autorização de Defesa Nacional. Ela determina que os fabricantes de chips de IA deem prioridade a pedidos domésticos de processadores avançados antes de fornecer os produtos no exterior. 

O apoio da Microsoft à legislação é público, pois a empresa se pronunciou a favor. No entanto, a reportagem do jornal americano revelou que profissionais da Amazon também declararam estar a favor, mas fizeram isso de maneira privada, informando assessores do Senado.

Caso a lei seja aprovada, mesmo que haja uma grande demanda de clientes estrangeiros, como a China, a Nvidia e outras fabricantes de chips de IA terão que segurar parte da produção para dar prioridade a empresas e entidades americanas.

Leia mais:

Microsoft e NVIDIA ampliam infraestrutura de inteligência artificial na Europa
Microsoft já iniciou criação de seus próprios chips de IA (Imagem: Framalicious / Shutterstock)

O que dizem outras empresas e o presidente dos EUA:

A startup de IA Anthropic também apoia a legislação. Já as empresas Google e Meta não se posicionaram sobre a lei. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não se posicionou em relação ao assunto.

Posicionamento da Nvidia:

Logo da Nvidia em um smartphone, com uma placa-mãe atrás, cuja CPU leva os dizeres
A Nvidia é líder mundial em computação de inteligência artificial e deseja expandir cada vez mais sua atuação no mercado internacional (Imagem: Mijansk786/Shutterstock)

Para a fabricante de chips, a Lei GAIN AI será uma forma de restringir a competição global por chips avançados, o que pode limitar o poder computacional disponível em outros países e colocar em risco a dominação global dos EUA no setor. 

A empresa também afirma que a suposta escassez de chips de IA — usada como justificativa para a aprovação da lei — “não existe”.

Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Matheus Chaves

Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves no LinkedIn

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.