O Acre vive uma situação histórica neste domingo, dia 30, ao realizar pela primeira vez a eleição direta para juízes de paz. A votação ocorre das 8 às 17 horas em todos os 22 municípios do estado. Para participar, o eleitor precisa estar atento às orientações sobre documentos, regras e local de votação.

As urnas eletrônicas serão utilizadas em todos os municípios: Foto/Reprodução
Estão aptas a votar todas as pessoas que regularizaram o domicílio eleitoral até o dia 30 de setembro. No momento da votação, é necessário apresentar um documento oficial com foto, podendo ser o título de eleitor, o RG ou o CPF. Não é preciso levar comprovante de residência.
A consulta ao local de votação é feita usando apenas o CPF. O sistema aponta a escola onde o eleitor deverá comparecer e também informa a seção correta, além de outras instruções úteis para facilitar o processo.
As urnas eletrônicas serão utilizadas em todos os municípios. Somente em Rio Branco, foram preparadas 89 urnas distribuídas em 22 escolas. A quantidade de equipamentos varia de acordo com a demanda de cada local, indo de duas até oito urnas por ponto de votação.
Entre as instituições que receberão urnas na capital estão Colégio Acreano, Colégio Barão do Rio Branco, INCRA, Escola Berta Vieira, Theodolina Falcão Machado, Maria Lúcia Marin, Instituto de Educação Lourenço Filho, IFAC, Terezinha Miguéis, Roberto Sanches Mubarac, Zuleide Pereira de Souza, Paulo Freire, Prof. Raimundo da Silva, Clarisse Fecury, Colégio Militar Dom Pedro II, Henrique Lima, Armando Nogueira, Serafim Salgado, Tancredo Neves, Natalino da Silveira Brito, Padre Diogo Feijó e Ismael Gomes de Carvalho.
A escolha é direta: vence o candidato mais votado em cada comarca. Ao todo, o Acre terá 25 juízes de paz, sendo uma vaga por município e três destinadas à capital. O resultado definitivo, com as candidaturas já homologadas, deve ser divulgado após o dia 10 de dezembro.
Rio Branco é a cidade com o maior número de postulantes, reunindo 101 inscritos. Em seguida aparecem Cruzeiro do Sul, com 33 candidatos, e Sena Madureira, com 23. Nos demais municípios, a disputa também está garantida, com listas que variam entre quatro e 14 participantes.