A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (31) que todos os seus carros fabricados na América do Sul terão suas respectivas versões eletrificadas a partir de 2026. O anúncio aconteceu durante entrevista coletiva na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP).
Os modelos serão híbridos, tecnologia que combina motores a combustão e elétrico.

Volkswagen terá opção híbrida para todos os modelos
A coletiva de anúncio contou com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
Isso porque a Volkswagen adquiriu linhas de crédito de R$ 2,3 bilhões do BNDES, voltadas para desenvolvimento e produção de modelos híbridos em todas as modalidades: híbridos leves, híbridos convencionais e híbridos plug-in. Com isso, todos os carros no portfólio da montadora na América do Sul terão suas versões eletrificadas a partir do ano que vem.
Segundo o site Motor1, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, destacou a importância da medida:
Tem início uma nova era de eletrificação da Volkswagen do Brasil. A partir de 2026, todo novo Volkswagen desenvolvido e fabricado na região terá versões eletrificadas. Vamos oferecer híbridos em todas as modalidades, democratizando o acesso à eletrificação e às tecnologias avançadas de segurança e conectividade.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil
Investimento em segurança
A Volkswagen planeja investir R$ 20 bilhões na América do Sul até 2028, com foco no lançamento de modelos híbridos.
O valor adquirido junto o BNDES também será aplicado nos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) e no sistema de conectividade dos modelos.
De acordo com a Folha de São Paulo, Mercadante destacou que o incentivo à inovação está no centro da política industrial do governo Lula e que o futuro da indústria automotiva passa pela transição energética. Já Alckmin falou sobre a importância da segurança veicular para evitar acidentes e salvar vidas.
Leia mais:
- Volkswagen tem prejuízo bilionário no terceiro trimestre e situação pode piorar
- Volkswagen cita escassez de chips e fala em interromper produção
- Alerta: escassez de chips pode fazer produção automotiva parar
Nivus pode ser o primeiro híbrido dessa leva
- A Volkswagen confirmou que o primeiro modelo híbrido flex construído com a plataforma MQB37 será produzido na unidade Anchieta já no ano que vem;
- Essa modalidade combina o motor híbrido com etanol;
- A montadora não revelou qual será o modelo que entrará em produção, mas a especulação é de que pode ser o Nivus, que já é fabricado na planta de Anchieta.