Juruá Informativo

Usuários poderão escolher o que o algoritmo do Instagram exibe

Usuários poderão escolher o que o algoritmo do Instagram exibe

O Instagram iniciou testes de um novo recurso que dá aos usuários mais poder para decidir o que aparece em seus feeds. A atualização, apresentada pelo Head da empresa no Threads, permite adicionar e remover tópicos de interesse, começando pelo Reels e se estendendo à aba Explorar.

Segundo ele, a novidade é “uma nova maneira de moldar o que você vê”, reforçando o movimento da Meta em oferecer mais controle e segurança nas recomendações exibidas aos usuários, além de tornar o algoritmo mais transparente e personalizável, explica o Gadgets 360°.

Pessoa segura um smartphone exibindo a interface do Instagram, com miniaturas de postagens organizadas verticalmente na aba de Reels. O fundo da imagem tem um degradê colorido
O recurso Seu Algoritmo exibirá um resumo dos temas que determinam as recomendações no feed do usuário e trará botões que permitem adicionar novos interesses ou reduzir a presença de outros. Divulgação/Freepik

Controle direto sobre o que aparece no Feed

O novo recurso, batizado de “Seu Algoritmo”, surge dentro das configurações do aplicativo. Nele, os usuários poderão visualizar e ajustar os temas que influenciam as sugestões exibidas no Reels. A ferramenta mostra um resumo dos padrões de engajamento recentes, como tópicos e contas mais interagidas, e oferece opções para adicionar ou reduzir o destaque de determinados temas.

O recurso foi projetado para dar às pessoas maior controle sobre o conteúdo que aparece em seus feeds.

Adam Mosseri, Head do Instagram, no Threads.

Na publicação, Mosseri também explica que o recurso aparecerá primeiramente no Reels, mas será expandido para o Explorar em breve.

Leia mais:

Segundo o 9to5Mac, a seção exibe um resumo dos principais temas que determinam as recomendações (como moda, música, humor ou esportes) e traz botões para adicionar novos interesses ou reduzir a presença de outros. Essa personalização busca criar uma experiência mais coerente com o gosto de cada usuário.

Segundo Mosseri, o objetivo é estender o mesmo nível de controle que o Instagram oferece para outros aplicativos da Meta. Imagem: Charles-McClintock Wilson / Shutterstock

Teste restrito a grupos selecionados

O recurso está sendo liberado, por enquanto, para usuários selecionados, como parte de um teste inicial. Mosseri não informou o número de participantes nem o cronograma de lançamento para outros usuários. No entanto, ele destacou que o feedback dos participantes será essencial para definir como o recurso irá evoluir nos próximos meses.

Nosso objetivo é dar às pessoas mais controle sobre sua experiência no Instagram.

Adam Mosseri, Head do Instagram, no Threads.

A implementação do novo recurso reforça o compromisso da plataforma em ampliar as opções que já permitem limitar conteúdo sensível, ajustar publicações recomendadas e expandir controles parentais, comenta o 9to5Mac.

Threads também pode receber ajustes no futuro

O Head adiantou que a Meta também está avaliando um recurso semelhante para o Threads, inspirado em uma tendência recente em que usuários publicam mensagens “para o algoritmo”, tentando se conectar com perfis de interesses parecidos. Essa prática chamou a atenção da empresa e pode servir de base para novas formas de personalização.

Threads também deve receber um recurso parecido para que o usuário encontre o conteúdo desejado. Imagem: rafapress/Shutterstock

Mosseri também explicou que o objetivo é estender o mesmo nível de controle que o Instagram oferece para outros aplicativos da Meta, tornando a experiência mais integrada entre as plataformas.

Entre as principais funções previstas, os usuários poderão:

Sair da versão mobile