Esse é o quarto agente introduzido no software da empresa norueguesa, que pretende ampliar o recurso para diferentes tarefas

Opera Neon foi projetado como uma ferramenta de produtividade (Imagem: Opera/Divulgação)

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A Opera vai adicionar em breve um agente de pesquisa avançada ao Opera Neon, seu novo navegador de IA. O mecanismo foi desenvolvido para ser agnóstico em relação à modelos (LLMs) e ferramentas, o que significa que ele pode combinar as forças de diferentes modelos, como Gemini e GPTs

Além disso, as operações são realizadas em paralelo no servidor, dividindo as tarefas em partes menores e executando diferentes agentes de pesquisa em cada uma. Segundo a empresa norueguesa, o Opera Deep Research Agent se destaca como um dos melhores agentes de pesquisa profunda de acordo com benchmarks disponíveis.

Esse é o quarto agente introduzido no software da companhia, além do Chat, Make e Do. O plano é expandir significativamente esse tipo de recurso para permitir que o mais relevante seja ativado conforme a tarefa. Em breve, a empresa também apresentará uma nova interface de usuário, que ajudará o Neon a selecionar automaticamente o agente ideal para cada situação.

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Gráfico mostra a porcentagem de respostas corretas que o ODRA alcançou no teste DeepResearch Bench (Imagem: Opera/Divulgação)

“A ideia em que estamos trabalhando internamente chamamos de Symphony, uma camada de orquestração que muda fundamentalmente a forma como os usuários interagem com múltiplos agentes de IA”, disse Krystian Kolondra, EVP de Navegadores da Opera. “Em vez de o usuário precisar entender cada agente individualmente, estamos criando uma camada de inteligência unificada, onde uma IA principal gerencia todos esses agentes diferentes”, acrescentou.

Como isso vai funcionar?

  • Cada agente terá suas próprias permissões e configurações, como aplicativos de celular;
  • A camada de orquestração entende as capacidades e casos de uso ideais de cada agente;
  • Ela encaminha as solicitações de forma inteligente ao agente, ou combinação de agentes, mais adequado;
  • Aprende as preferências e estilo de trabalho ao longo do tempo;
  • E, o mais importante, sabe quando agir de forma autônoma e quando pedir autorização ou opinião.
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Mecanismo de inteligência artificial da Opera foi desenvolvido para ser agnóstico em relação a modelos (Imagem: Opera/Divulgação)

“Isso não é apenas sobre reduzir a confusão, é sobre amplificar a capacidade humana. Quando você tem 50 agentes especializados à disposição, não deve precisar lembrar o que cada um faz. Você só precisa expressar sua intenção — e o sistema deve orquestrar a solução”, explicou Kolondra.

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Em busca de integração

O Opera Neon foi projetado como uma ferramenta de produtividade para quem passa muito tempo na web, indo além das simples tarefas de navegação. Atualmente, o navegador exige uma assinatura premium e é independente de agentes de IA específicos. Recentemente, foram adicionados os suportes para SORA 2 (OpenAI) e Nano Banana (Google). Em breve, o navegador também será compatível com o Veo 3.1 (Google).

Celular com logotipo do Opera Neon na tela na frente de tela de computador com página sobre o navegador aberta
Neon complementa portfólio ao ser voltado para usuários que têm explorado capacidades da IA (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Todos os produtos da Opera incluem uma solução de IA gratuita e avançada, independente de modelo (LLM agnostic). O Neon complementa esse portfólio ao ser voltado para usuários que têm explorado capacidades da inteligência artificial. O Opera One ainda é considerado o software principal da empresa, enquanto o Opera GX e o Opera Air oferecem funcionalidades para públicos distintos.

Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

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Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.