Juruá Informativo

O que é e para que serve um token?

O que é e para que serve um token?

Tudo sobre Inteligência Artificial

Token é um termo muito utilizado em processos envolvendo inteligência artificial (IA) e também no meio de criptomoedas. Na sequência deste conteúdo, você confere todos os detalhes sobre essa palavra

Tokens: o que são, do que são feitos e para que servem?

Token, em inglês, significa símbolo ou ficha e faz referência a um item tecnológico ou sistema gerador de senhas que é muito usado por bancos. Porém, ele está presente em duas áreas. Veja as informações a seguir!

Criptomoedas

Vários logos de Bitcoin ao lado de um smartphone, que mostra gráficos
Vários logos de Bitcoin ao lado de um smartphone, que mostra gráficos (Imagem: JRdes/Shutterstock)

Na área de criptomoedas, o token funciona como um representante digital de um ativo, seja investimento, dinheiro ou imóvel em uma blockchain, que é a tecnologia de registro distribuído (DLT, na sigla em inglês).

É importante destacar que cada token tem uma identificação exclusiva para que não seja clonado ou movimentado de forma indevida. Outro ponto é que alguns representam ativos que não existem no meio físico, como patentes e direitos autorais. Todavia, há também aqueles que representam ativos existentes, como barras de ouro e imóveis. 

Leia mais:

É relevante dizer ainda que há uma diferença entre token e criptomoeda, pois o primeiro depende de outro blockchain para existir, já o segundo tem a própria rede de validadores e usuários rodando o software, ou seja, toda criptomoeda é um token, mas nem todo token é uma criptomoeda. 

Você pode estar com dúvidas também sobre o que é o termo tokenizar no ramo de criptomoedas. Basicamente, ele faz referência ao processo de tokenização, que é a transformação de um ativo em uma representação digital utilizando o banco de dados blockchain. Ela é responsável pela criação de um ativo digital, o token. 

Ilustração em 3D do token Shiba Inu – Imagem: Lubos Mak/Shutterstock

No mercado, os tokens podem ser divididos em quatro categorias principais:

Qualquer pessoa pode entrar no mercado de tokens, mas ela precisa encontrar uma plataforma que transforme ativos em tokens e, posteriormente, os venda. O Mercado Bitcoin, Peer e Blocks BR são algumas das empresas que possuem negócios neste ramo. 

Inteligência artificial

ChatGPT – (Imagem: Markus Mainka / Shutterstock)

Por outro lado, no âmbito da inteligência artificial, os tokens são unidades básicas de informação utilizadas pela IA para compreender e gerar texto. Sendo assim, cada token é uma pequena parte, como um caractere, símbolo ou palavra inteira.

Modelos de IA, como o Gemini, do Google, e o ChatGPT, da OpenAI, por exemplo, formam frases, raciocinam de forma coerente e respondem perguntas porque processam o texto como uma sequência de tokens, fazendo a análise entre eles para saber qual será, provavelmente, o próximo token.

Resumindo, os tokens são uma maneira de os modelos de IA entenderem e manipularem informações textuais, pois realizam uma divisão do texto em pequenas unidades para fazer uma análise de seus contextos e relações, facilitando a identificação de padrões linguísticos e a compreensão de palavras em uma sequência, o que influencia na resposta da ferramenta.

O termo tokenizar também aparece na área de inteligência artificial para designar o processo de transformação de dados brutos como sons, textos e imagens em tokens. 

Esse é um processo no qual os símbolos, palavras ou caracteres são modificados e ganham um identificador numérico, fazendo o conteúdo humano ser convertido em uma sequência de números que pode passar por uma manipulação matemática do modelo durante o treinamento e a geração de respostas, ajudando na interpretação do significado das palavras, proporcionando maior eficácia e precisão à IA

É mais fácil entender com um exemplo. Imagine a frase: “O gato dorme.”. Esse texto é quebrado em tokens e, em seguida, cada token é convertido em um número único:

Texto Tokens IDs numéricos
O 1 220
gato 2 821
dorme 3 1934
. 4 12

A IA analisa os números, identifica relações entre tokens (contexto) e calcula qual deve ser o próximo token com base em probabilidades. Os tokens previstos são convertidos de volta em texto, formando uma resposta coerente. Ou seja, o token é a ponte entre a linguagem humana e a matemática que o modelo entende.

É por isso que se diz que a inteligência artificial não pensa. O modelo aprende que depois dos tokens [220, 821] provavelmente virá o token [1934], e assim ele “prevê” a próxima palavra.

Sair da versão mobile