Empresa afirmou que está capacitando os seus profissionais para aumentar o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa

Imagem: XanderSt/Shutterstock

Tudo sobre Inteligência Artificial

A inteligência artificial está conquistando cada vez mais espaço no mercado de streaming. Um dos exemplos disso é a Netflix, que prometeu aumentar os investimentos na IA durante a apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre de 2025.

A empresa destacou que o uso das ferramentas tem como potencial ampliar as capacidades produtivas, atraindo um maior público. No entanto, garantiu que a ideia não é usar a tecnologia para substituir os trabalhadores.

netflix
Empresa destacou potencial da tecnologia (Imagem: Mijansk786/Shutterstock)

IA é uma “oportunidade significativa”

Em carta enviada aos acionistas, a empresa afirmou que a IA já está presente no seu negócio. E lembrou que ela tem impulsionado as recomendações de títulos, bem como tecnologia de produção e promoção das obras disponíveis no catálogo.

A Netflix acrescentou que tecnologia apresenta uma “oportunidade significativa”. Também destacou que está “capacitando os criadores com um amplo conjunto de ferramentas GenAI para ajudá-los a alcançar suas visões e oferecer títulos ainda mais impactantes”.

Ideia é preparar as equipes para usar as ferramentas de IA (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

A empresa citou como exemplo o filme Happy Gilmore 2, que usou a inteligência artificial generativa para envelhecer personagens. Já os produtores da série Billionaires’ Bunker usaram as ferramentas durante a pré-produção da obra. As informações são da CNBC.

Leia mais

Netflix prometeu não usar a tecnologia para substituir a criatividade humana (Imagem: Walter Cicchetti/Shutterstock)

Empresa garantiu que a tecnologia não substituirá os trabalhadores

  • A manifestação da companhia de streaming ocorre em meio a preocupações sobre o uso da IA para substituir trabalhadores e criar novos conteúdos.
  • De acordo com o CEO da Netflix, Ted Sarandos, a tecnologia pode melhorar a experiência geral do publico, mas “não é uma grande contadora de histórias”.
  • Ele destacou que a ferramenta vai ajudar a contar histórias melhor, mais rápido e de novas maneiras, mas sem substituir a criatividade humana.
  • Para incentivar o uso responsável da inteligência artificial, a empresa chegou a lançar uma nova orientação de produção focada em IA voltada para seus criadores.

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.